Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/01/2021 as 12:30pm

Coluna Flavianny Marques

O QUE É A GORDURA TRANS E QUE ALIMENTOS EVITAR O consumo frequente de alimentos ricos em...

O QUE É A GORDURA TRANS E QUE ALIMENTOS EVITAR

O consumo frequente de alimentos ricos em gordura trans, como produtos de padaria e confeitaria, como bolos, doces, bolachas, sorvetes, salgadinhos de pacote e muitos alimentos industrializados como hambúrguer por exemplo, podem aumentar o colesterol ruim. Essa gordura hidrogenada é adicionada em alimentos industrializados porque é uma forma barata de aumentar o seu prazo de validade.

Alimentos naturais, orgânicos ou pouco processados, como cereais, castanha e amendoim, contem gorduras boas para a saúde e podem ser ingeridos com maior regularidade.

Quantidade permitida de gordura trans na alimentação: A quantidade de gordura trans que se pode consumir é de no máximo 2 g por dia, considerando uma dieta de 2000 kcal, mas o ideal é que se consuma o mínimo possível. Para saber a quantidade dessa gordura presente em um alimento industrializado, deve-se olhar o rótulo. Mesmo se o rótulo disser zero de gordura trans ou livre de gordura trans, pode-se estar ingerindo esse tipo de gordura.

Também deve-se procurar na lista de ingredientes do rótulo, palavras como: gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura hidrogenada, e pode-se suspeitar que o alimento tenha gordura trans quando há: gordura vegetal ou margarina.

No entanto, quando um produto contém menos de 0,2 g de gordura trans por porção, o fabricante pode escrever no rótulo 0 g de gordura trans. Assim, uma porção de biscoito recheado, que normalmente são 3 biscoitos, se tiver menos que 0,2 g, o rótulo pode indicar que todo o pacote de biscoito não contém gordura trans.

Por que a gordura trans é prejudicial à saúde?

Porque ela traz malefícios como o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC. Além disso, esse tipo de gordura também está relacionada com um aumento do risco de infertilidade, doença de Alzheimer, diabetes e alguns tipos de câncer.

Entenda a diferença entre gordura trans e gordura saturada: A gordura saturada também é um tipo de gordura prejudicial à saúde, mas, diferentemente da gordura trans, ela é facilmente encontrada em produtos como carne gordurosas, bacon, salsichas, linguiças, leite e derivados. Também deve-se evitar o consumo de gorduras saturadas, mas o limite de ingestão dessas gorduras é maior que o limite dado para gordura trans, sendo cerca de 22 g/dia para uma dieta de 2000 kcal.

Flavianny Marques


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

CHINATTI REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News