Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/02/2021 as 2:30pm

Entrevista com o escritor Davilmar Santos

O autor Davilmar Santos é formado em Direito pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de...

Entrevista com o escritor Davilmar Santos O escritor Dalvimar Santos

O autor Davilmar Santos é formado em Direito pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro. Ele é o ocupante da cadeira 049 da AILB- Academia Internacional de Literatura Brasileira e membro ativo UBE- União Brasileira de Escritores.

Natural de Itanhém, no Estado da Bahia, ele mora em Nova York há mais de 30 anos, com a esposa e dois filhos, onde tem se dedicado a escrever, dentre outros assuntos, sobre os brasileiros que escolheram a Big Apple para reiniciarem suas vidas.

Seu primeiro livro, um texto teatral intitulado Uma História para Mariana, escrito em 2013, publicado em 2018 e traduzido para o Inglês e Espanhol, foi finalista do 2020 Best Book Award, aqui nos Estados Unidos. Depois vieram Quem é Você em New York, Volumes 1, 2 e 3; Com Você em Nova Iorque e 1000 Frases de Parachoques.

Seu livro Com Você em Nova Iorque, já traduzido para o Espanhol, sera lançado na Bienal Mineira do Livro, a ser realizada em Belo Horizonte, em agosto deste ano.

Atualmente, ele está finalizando um texto destinado ao público Infanto-Juvenil, o qual deverá estar concluído até junho deste ano.

Há quanto tempo você se dedica a escrever livros?

Quando me aposentei, em 2018, achei que era hora de começar a escrever. Um sonho antigo, que me remete à infância. Aos dez anos de idade, em Minas Gerais, tive a ousadia de escrever duas páginas de algo que eu queria chamar de romance policial. Mostrei para uma tia e ela disse que eu havia copiado de algum livro.

O que você escuta enquanto escreve  ou você prefere o silêncio?

O silêncio absoluto me dá sono. Gosto de ouvir música instrumental tipo aquelas que escutamos nos elevadores.

Quanto tempo você leva para escrever um livro?

Os primeiros quatro livros foram escritos em dois anos, o que dá uma média de seis meses para cada um.

Qual será seu próximo livro?

Estou finalizando um texto, cujo personagem principal é um pré-adolescente contando sobre as suas férias no Brasil. Trata-se de um livro destinado ao público infanto-juvenil.

Qual o melhor treino intelectual para quem quer ser escritor?

Cultivar o hábito da leitura. Eu gosto de ler crônicas, porque elas atendem melhor à minha necessidade de apreender a técnica de narração com economia de palavras, tão importante na exposição de um tema.

Quais foram seus livros publicados até agora?

O de estreia, em 2018, “Uma História para Mariana”, foi finalista do “The 2020 Best Book Rewards”. Em seguida, escrevi os três volumes de “Quem é Você em New York?” O mais recente, “Com Você em Nova Iorque”, com prefácio de Nereide Santa Rosa, está programado para ser lançado, pelo Grupo Editorial Caravana, na Bienal Mineira do Livro, agora em agosto, cujo homenageado será o escritor mineiro Olavo Romano.

Algum projeto na gaveta para um futuro próximo?

Na verdade, tenho vários, dentre eles, um que considero mais ambicioso, ambientado em uma região mineira outrora povoada pelos índios Aimorés, às margens da extinta Estrada de Ferro Bahia e Minas, eternizada na canção “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Qual é a parte mais fácil e a parte mais difícil de escrever um livro?

Para mim, a parte mais difícil é o início, e isso me faz lembrar o Nobel de Literatura Jacinto Benavente ao dizer que “Entre todas as virgindades, nenhuma é tão sagrada como a de uma página em branco.” Depois que você começa é só relaxar e ...! Quero dizer, tudo fica mais fácil.

Qual a importância da capa do livro para você?

É de tamanha importância que eu não deslancho se não tiver uma ideia ou, pelo menos, um esboço, mesmo sabendo que o editor pode aparecer, no final do processo, com uma capa totalmente diferente da que eu imaginei.

Livros de Dalvimar Santos

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Top News