Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/02/2021 as 2:30pm

Coluna Prospera no Exterior

Eu demorei entender isso Por muito tempo eu acreditava que o cliente era o maior ativo de uma...

Eu demorei entender isso

Por muito tempo eu acreditava que o cliente era o maior ativo de uma empresa. Afinal de contas, no início de uma empresa a primeira venda é um grande desafio. O empreendedor Gennady Vaynerchuk, conhecido como Garry Vee, chega a dizer que alguém tem um negócio somente após ter um cliente pagante. O que seria mais importante então do que um cliente?

Conversando com uma amiga, uma housecleaner cujo faturamento está próximo de 1 milhão de dólares, a que meu chamo de Faxineira Milionária, me dei conta que de fato existe um outro ativo essencial para empresas, que em muitos casos até ultrapassa o valor de um cliente. Talvez, por atuar na área de Marketing, e por ter uma mentalidade focada em como gerar valor para o mesmo, eu tenha demorado tanto entender isso. Mas baseando-se na experiência de alguém que empreende por mais tempo do que eu e com sucesso, e possível concluir que um funcionário pode ter um valor maior do que o de um cliente, principalmente em um negócio B2C (Business to Consumers – Empresa para Consumidor).

Primeiramente é importante entendermos que o cliente é importante sim, porém à medida que se conquista o primeiro cliente, depois o segundo, e assim por diante, as coisas começam a fluir naturalmente. Um cliente indica outro, despois conquista-se mais alguns através de uma campanha de Marketing e o business cresce como consequência da entrega de valor e de um esforço de Marketing. Em outras palavras, o que parecia ser tão complicado no início da trajetória (a conquista de um cliente), no meio dela, acaba se tornando algo natural. O que se torna mais complicado no entanto, é encontrar pessoas de confiança que estejam dispostas a entregar um trabalho excelente a um salário de mercado. Se você emprega alguém, sabe do que estou falando.

Outra forma de te mostrar o valor de um funcionário, contrapondo ao valor de um cliente, e através de números. Contra números, não há argumento. No mercado de housecleaning, baseando na experiência de minha amiga, um cliente gera em torno de 5 a 6 mil dólares de faturamento em 1 ano. Por outro lado, uma funcionária competente gera em torno de 100 a 120 mil dólares de faturamento por ano. Aproximadamente 50% desse valor é de lucro bruto. Essa lógica pode ser aplicada a outros negócios como o da construção. Você já calculou o quanto cada um gera de resultado?

É possível que no B2B (Business to Business – Empresa para Empresa) a realidade seja diferente. Se analisarmos a Intel que vende processadores para a Apple, podemos imaginar que o valor é provavelmente maior do que o faturamento que um funcionário individualmente gera para a Intel, já que a Intel reportou em 2020 um faturamento por empregado de quase mais de 700 mil dólares, de acordo com o site CSI Market. Esse valor certamente é muito inferior ao que a Apple compra da empresa de processadores. Apesar disso, o que seria da Intel sem seus funcionários? Como ela desenvolveria e produziria seus produtos sem o fator humano? Podemos concluir então, que no B2B um funcionário individualmente não tem mais valor que um cliente, mas o conjunto de colaboradores tem um valor inestimável, já que são eles que garatem o funcionamento da empresa.

Meu objetivo não é dizer que os clientes de uma empresa não têm valor. Todo mundo sabe disso. Meu apelo é que você perceba o quanto um funcionário também pode ser valioso. Se você ainda não calculou o quanto um empregado e um cliente gera de resultado no seu negócio, talvez esse seja o momento de fazê-lo. Você poderá se surpreender com o valor que um funcionário tem. E mesmo que já tenha alcançado um patamar em que financeiramente um cliente gere mais lucro que um funcionário individualmente, lembre-se que para prover uma entrega de valor para esse cliente, você precisara de seu colaborador.

Fontes: https://csimarket.com/stocks/INTC-Income-per-Employee.html

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

DECK PLUS- a Deck Plus está admitindo subcontratos para trabalhar na área metropolitana de Charlotte. A empresa oferece pagamento competitivo com o mercado, pagamento semanal, trabalho o ano todo. São requeridos: carro com todas as ferramentas de carpintaria para o trabalho, seguro, habilidade para construir decks e varandas. Ligue: (704) 993-7336 ou envie e-mail para deckplusllc@gmail.com

HC Salon- Helem trabalha em Massachusetts, de segunda à sábado, de 9am as 6pm, em 102 Main Street, em Malden. Ela atende tanto o público feminino, como também masculino (unhas). Informações: (781) 913-0597. Siga nas redes sociais: @helem_cristian

 

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News