Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/03/2021 as 7:30pm

Coluna Light Up by David Faria

Barolo: O Edifício Inspirado em “A Divina Comédia” Minhas temporadas em Buenos Aires,...

Barolo: O Edifício Inspirado em “A Divina Comédia”

Minhas temporadas em Buenos Aires, durante o Doutorado e nas viagens que fiz à Capital Portenha, me revelaram incontáveis experiências, curiosidades e locais de extrema importância cultural e histórica, muitos dos quais, desconhecidos da maioria dos turistas que viajam pela Argentina.

Em uma caminhada agradável, partindo da Casa Rosada e percorrendo a charmosa Avenida de Mayo, me deparei, pela primeira vez com o Barolo, um edifício imponente de arquitetura eclética que me fez lembrar outro, digamos, muito parecido que vi em Montevideo, capital do Uruguai, contudo, na ocasião, nada sabia a respeito de ambos.

Encantado, adentrei às dependências, onde soube que aquele edifício e o de Montevideo (Palácio Salvo) eram do mesmo arquiteto, um imigrante Italiano, instalado em Buenos Aires, chamado Mario Palanti, todavia, o melhor ainda iria se revelar: O Palácio Barolo havia sido construído para abrigar as cinzas de Dante Aliguieri (o que de fato não ocorreu) e para tanto, toda construção havia sido inspirada em sua obra “ A Divina Comédia”, escrita em 1320.

Luis Barolo, produtor agropecuário e imigrante italiano, chegou à Argentina em 1890. No centenário da Revolução de Maio, conheceu o arquiteto Mario Palanti (1885-1979), quem contratou para realizar o projeto de um edifício pois pensava, como vários europeus instalados na Argentina, que a Europa sofreria guerras iminentes que destruiriam o continente. Desesperado por preservar as cinzas do famoso Dante Alighieri, quis construir um edifício inspirado no trabalho do poeta.

A construção foi concluída e o edifício foi inaugurado em 1923. A divisão geral tanto do Palácio como da Divina Comédia se faz em três partes: inferno, purgatório e paraíso. As nove abóbadas de acesso representam as nove etapas de iniciação e as nove hierarquias infernais. O farol representava os nove coros angelicais; sobre este está a constelação da Cruz do Sul que alinha-se ao eixo de Barolo nos primeiros dias de junho às 19:45 horas. A altura do edifício é de 100 metros e 100 são os cantos da obra de Dante; tem 22 andares, mesmo número de estrofes da Divina Comédia.

Detalhes cuidadosos caracterizam o projeto do Barolo: Desde as citações pessoais em latim sobre a obra de Dante no edifício, até a inauguração, realizada na data do aniversário do poeta, o que fazem do local uma opção cultural e histórica, digna de ser conhecida e apreciada, o que registro como uma dica de turismo a qualquer um que esteja em passeio pela terra de Evita Peron. Confiram os cliques.

Maurino Araújo: Um artista Plástico Singular

Maurino Araújo

Considerado por muitos como um expressionista barroco, foi um artista emocionalmente contemporâneo dos mestres escultores mineiros do século XVIII.

Maurino nasceu na cidade mineira de Rio Casca no dia 28 de maio de 1943, como membro de uma família que, segundo ele, fazia de tudo, o que era necessário para a sobrevivência. Autodidata, foi operário, servente de pedreiro, ajudante de balcão e contador em obras. Sob a influência de seus avós, que eram ceramistas, Maurino começou a trabalhar com o barro. Somente em 1970, Maurino passou a se dedicar exclusivamente à sua arte. Como muitos outros artistas brasileiros, começou mostrando suas obras em uma feira de artesanato na belíssima Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Gradativamente foi ganhando notoriedade entre os críticos e apreciadores de arte popular. Sem preocupações com estilos ou classificações acadêmicas seu trabalho começa a “ganhar” o Brasil e o mundo.

Sob a influência do tempo em que passou no seminário, a obra de Maurino é formada em sua maioria por esculturas sacras. Com o desencanto que se apoderou dele, Maurino deixou o seminário e passou a se dedicar somente à sua arte. O tema sacro, segundo ele, não foi escolha, mas imposição do próprio espírito. De enormes blocos de madeira Maurino fazia surgir Satanás, Franciscanos, Cristos e Madonas, esculpidos e encarnados com um processo criado pelo próprio artista: cêra, cola branca, tinta xadrez e até querosene para acentuar o envelhecimento das peças. As cores são escuras e sombrias. Maurino trabalhou preferencialmente com o cedro, utilizando-se do formão e da grosa para retirar da madeira pesados blocos esculturais. Começando como distração, a escultura tornou-se gradativamente a expressão do seu íntimo e uma necessidade do seu espírito, o que também pode ser constatado em seus desenhos e pinturas.

Maurino de Araújo já mostrou suas obras em importantes mostras dedicadas à arte brasileira realizadas no Brasil e no exterior. Esteve em edições da Bienal de São Paulo e chegou a expor no Museu Guggenheim (EUA). Faleceu em 30 de julho de 2020, deixando um importante legado na arte mineira.

Você Sabia?

O edifício da Galeria Güemes, na Florida, 165, foi o primeiro arranha-céu de Buenos Aires, em 1915, com 14 andares. Foi também onde morou Antoine de Saint Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”. Dizem que se sentia tão sozinho que levou uma foca para viver na banheira. 

Para Refletir

“Se eu posso te dar um conselho, eis aqui: Não mendigue atenção de quem quer que seja. Não se esforce para compartilhar minutos com quem está mais interessado em coisas que não te incluem. Não prolongue a conversa apenas para ter o outro por perto, quando você perceber que precisa se esforçar bastante para que o monólogo vire um diálogo. Esqueça. Prefira a sua solidão genuína à pseudo presença de qualquer pessoa. Ainda digo mais: Perceba que existem pessoas que curtem dividir a atenção contigo sem que você precise desprender esforço algum. Aproveite o que te dão de livre e espontânea vontade. Dispense o que te dão por força do hábito ou por conveniência. Esqueça o que não querem te dar. Cada um dá o que pode”.(Mario Calfat).

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Top News