Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/03/2021 as 11:30am

Coluna Francisca Benvenuto

Título: os riscos do empoderamento feminino"O destino de uma mulher é ser mulher", Clarice...

Título: os riscos do empoderamento feminino

"O destino de uma mulher é ser mulher", Clarice Lispector.

Com essa frase, dessa autora simplesmente incrível e com uma visão maravilhosa sobre o que é ser mulher, iniciarei a coluna dessa semana. É que ela diz muito sobre tudo que ouvimos falar nos últimos dias, afinal, é comum que no mês de março todo mundo tente definir o que é ser mulher, qual o papel, o que seremos no futuro e o quanto precisamos nos empoderar.

Mas afinal, qual nosso papel? Qual o nosso destino? Esse empoderamento é bom ou é ruim? Para mim, depende. A palavra empoderamento vem de 'dar poder'. Mas que poder é esse? É o poder de disputa de força ou é de novas possibilidades? De luta pela igualdade social? Digo igualdade de receber o mesmo salário se estiver no mesmo cargo e com a mesma capacidade; de denunciar casos de violência doméstica etc.

Porque quando entramos em um cenário de disputa pelo poder só por ter o poder, nós estamos tratando de uma competição. Não é sobre conquistar algum espaço e ser reconhecida, sobre ser feliz ou igual; é sobre ganhar enquanto o outro perde. E desde quando isso pode ser considerado algo bom? Para o meu mapa moral, essa forma de empoderamento nunca pode ser boa.

Há exemplos na história de mulheres que conquistaram o mundo sem incitar nenhum tipo de disputa, sem precisar ser maior que ninguém ou ganhar enquanto outros perdem. Dois grandes exemplos são os de Coco Chanel e Clarice Lispector. A primeira fundou a Chanel há quase 140 anos atrás e seu legado permanece até hoje. Mas ela nunca utilizou da autoridade em excesso para conquistar algo, tampouco precisou ganhar enquanto outro perdia: seu empoderamento se disse respeito apenas a ela. A acreditar que podia, ir lá, fazer e ponto.

A Clarice, por sua vez, é um dos maiores nomes da literatura Brasileira e sempre enxergou a mulher como um ser provido de total capacidade, mas com características únicas como uma maior capacidade de afeto, de sentimento e ternura, o que automaticamente já retira qualquer possibilidade de competição com os homens, afinal: eles são eles, nós somos nós. Únicos. Ambas pensavam e praticavam o empoderamento consciente, sem riscos de disputa, sem chances de se tornar apenas uma competição por poder. 

E é justamente esse o maior risco do empoderamento feminino como vem sido discutido nos tempos de hoje: que a busca pelo poder, por ganhar a custa de tudo e de todos, minimize nosso destino de ser mulher. De ser forte por natureza, de gerar um novo ser, de ser o lado mais afetuoso do lar e de ser humano, afinal.

Por isso que eu defendo o "Apoderamento". Defendo que as mulheres precisam se apoderar dos meios, precisam descobrir a força que tem dentro de si e serem “donas” do próprio destino de ser mulher, sem competição e sem passar por cima de ninguém. Meu desejo é que todas despertem tanta confiança interna, tanto amor e cuidado, que nada além disso importe.
Dica de livro
Só para mulheres: Conselhos, receitas e segredos



Sinopse:
Se as angústias e sofrimentos morais, tão presentes na literatura de Clarice, ficam de fora das colunas, que tratam mais objetivamente de questões do dia-a-dia, a escritora põe, aqui e ali, considerações que vão além do óbvio e mexem com o íntimo de cada leitora. Só para mulheres faz uma verdadeira viagem no tempo em que se desenha, na forma de um variado almanaque, o rosto da mulher brasileira dos “anos dourados”. E tudo isso num tom de conversa entre amigas, como prescreve o jornalismo feminino.

Uma homenagem da Dona Chica para todas as donas do seu destino! Que todo dia seja o dia de vocês.

Dona Mara
Dona Patrícia Karagulian
Dona Vanessa Haddad
Dona Patty Peixoto
Dona Claudia Ramalho
Dona Lucy Rodrigues
Dona Fabiana Tavolaro
Dona Flavianny Marques
Dona Roberta Agrei
Dona Camila Oliveira

PÉROLA DA CHICA

Tire sua capa de mulher maravilha e vista-se de você. Chorar faz parte, quer seja de felicidade ou de dor.

O importante é ser você. Não vejo vantagem em ser GUERREIRA, ARRETADA, PODEROSA OU HEROÍNA, a vantagem está em SER o que quiser ser. Este é o segredo, ser o que quiser ser, nunca ser o que os outros querem que sejamos.

Mulher sangra o corpo e a alma, sem feridas aparentes e mesmo assim, continua de pé pra fazer o café pra quem quiser, com ou sem açúcar?

Eu não quero apenas o dia 8 de março. Eu quero feliz dia, todo dia

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News