Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/03/2021 as 9:00pm

Coluna Francisca Benvenuto

Ignorância Digital: o que é e como sair dela Você sabe o que é ignorância digital? Em um...

Ignorância Digital: o que é e como sair dela

Você sabe o que é ignorância digital? Em um primeiro momento, creio que ao ler a palavra pode vir em sua mente uma pessoa que não sabe utilizar um celular ou uma rede social. Porém a ignorância digital não pode e não deve se confundir com analfabetismo digital. Esse último diz respeito às pessoas que realmente não sabem utilizar e não utilizam nenhum aparelho digital por diversos fatores, sejam eles socioeconômicos, cognitivos ou também de impacto de gerações.

O primeiro, ou seja, a ignorância digital, ela é muito diferente. Muitas pessoas possuem ensino superior, são jovens, são especialistas em outros assuntos, mas são ignorantes digitalmente, porque utilizam os meios digitais, mas não sabem utilizar os meios digitais. Basicamente, a ignorância digital é sobre não saber utilizar os mecanismos digitais para ter uma maior usabilidade. Para dar mais retorno para sua vida. Para utilizar as ferramentas disponíveis em um aplicativo em sua totalidade. É sobre utilizar as ferramentas como elas são.

Um exemplo é quando uma rede social possui vários algoritmos que indicam que se você fizer aquela postagem de determinada maneira, utilizando palavras chaves, com conteúdo explicativo etc, você vai conseguir ter um maior retorno. Entretanto, você não sabe disso. Então você, que utiliza sua rede social para venda, faz postagens e utiliza ela de uma maneira mais aleatória, seguindo talvez o que outros fazem, e que pode até trazer um retorno, mas não o retorno magnífico que poderia ter caso entendesse de fato sobre como funciona a mídia social.

Com isso quero dizer que: a pessoa usa a rede social, está inserida no ambiente digital, mas não sabe extrair o melhor dela. Ou seja, não sabe utilizar como deve utilizar, de modo que obtenha mais resultados. E isso é muito mais comum do que você imagina. Especialmente porque muitas pessoas visualizam o mínimo de resultado e já acreditam ser o suficiente, não entendendo que pode obter resultados muito maiores se dominar de fato o ambiente digital.

Então, pode-se dizer que estar no ambiente digital não significa necessariamente que você domina o ambiente digital. E além disso nós estamos em profunda transformação, o que quer dizer que diariamente precisamos nos atualizar, abrir nossa mente e avançarmos em direção a compreensão do ambiente digital. Nunca há um 100%, afinal, toda hora surge algo novo, todo dia algo muda, então, é um processo contínuo e por isso nunca podemos achar que já sabemos de tudo. Todos os dias você tem que estar disposto a entender mais o funcionamento e extrair o melhor.

Atualização, constância e principalmente: disposição, são as palavras de ordem nessa questão. Mas e você, em qual grupo se encaixa? Domina as ferramentas digitais ou apenas as utiliza de qualquer forma? Extrai os melhores resultados ou extrai qualquer resultado e se contenta com isso? Pense nisso se fizer sentido para você e obtenha sempre os melhores resultados.

DICA DE LIVRO
A Jornada da Transformação Digital: Um guia prático: cases,
fundamentos e ferramentas
A transformação digital veio para revolucionar a forma como os negócios acontecem e como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Nesse processo, a tecnologia viabiliza a transformação dos negócios e proporciona uma experiência diferenciada para os consumidores. É essa experiência que faz com que o varejo se destaque e entregue algo muito mais importante do que preço baixo: soluções para o dia a dia dos clientes.

É impossível pensar em entregar soluções aos clientes sem adotar tecnologia para coletar dados, gerar insights e trazer a personalização para as relações de consumo. Sem tecnologia, é impossível conhecer o consumidor, quanto menos conquistar sua preferência. O caminho está claro: é hora de agir! Bem vindo a jornada da transformação digital!


CURSO LEVEL UP

Sua marca pessoal é sobre como as pessoas te veem, mas isso tem toda uma ligação com COMO você quer ser visto e, ainda mais importante, com como VOCÊ se vê! É preciso avançar, melhorar sua própria percepção sobre si para se apoderar de todo potencial que existe ai dentro e depois disso construir ou alinhar sua marca pessoal com seu propósito!

O treinamento LEVEL UP, idealizado por mim, tem esse objetivo e é um presente meu para você. Ele vai ser realizado via Zoom, na noite do dia 01 de Abril, para seu mês começar com tudo.

Clique no link abaixo, faça a inscrição e alinhe sua marca com seu propósito.

https://docs.google.com/forms/d/1ssz0VFWG0G5asGWvM6awi7ASoWRO0Os8n4mR6yecIXs/edit

PÉROLA DA CHICA


As palavras mais citada nas redes sociais para ser uma marca forte  são : congruência, persona, engajamento, presença digital, conteúdo etc..

Eu sugiro algo simples. Seja você, desde que não fira os valores dos outros. Não coma farelo e arrote caviar.

#perolasdachica

Top News