Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/03/2021 as 8:30pm

Coluna Esporte Total

Verstappen voou e chega chegando! Max está pronto para ser campeão?  Apesar de ser uma...

Verstappen voou e chega chegando!

Max está pronto para ser campeão?

 Apesar de ser uma nova temporada, o tabuleiro não sofreu alteração ou pouco modificou em relação a 2020, graças ao “decreto” da Federação Internacional de Automobilismo ( FIA )  de manter o mesmo chassis para 2021 enquanto se prepara a revolução técnica de 2022, na qual quase tudo será novo. No entanto, todas as formações tiveram a possibilidade de melhorar alguns dos aspetos menos conseguidos na época anterior, pelo que a Red Bull trabalhou absurdamente para melhorar o seu conjunto de forma a fazer frente ao poderio da Mercedes.

Com Lewis Hamilton em busca do seu oitavo título mundial, que seria histórico na modalidade, a Fórmula 1 está de volta. Foi no domingo 28, que a Band depois de 40 anos, retorna ao palco para dar um show de transmissão e competência no Grande Prémio do Bahrein.

Todos contra Hamilton e a Mercedes

Porém, se o piloto britânico e a sua equipe, a Mercedes, surgem como naturais favoritos, os recentes testes de pré-temporada naquele mesmo circuito demonstravam porque o Holandês, Max Verstappen, chega chegando forte pela luta do título.

Max voou em 2020, mas o melhor creio esta por vir. Depois de acompanhar este Holandês prodígio de 23 anos voar no Bahrein com um carro ainda inferior aos da Mercedes, não tenho duvida que esse ano ele tem tudo para ganhar seu primeiro título da categoria.

Verdade que o Mundial de 2020, foi um ano novamente dominado por Lewis Hamilton e pela Mercedes e em que a primeira prova foi apenas em julho. Mas, a performance do jovem Holandês no fechamento da temporada, por mais que a corrida final não tenha sido das mais emocionantes, foi fenomenal. Afinal, Max não tem nas mãos o carro mais poderoso, o que torna seus feitos sempre maiores.

E a tônica do ano todo do piloto da Red Bull Racing foi assim. A equipe ajudou, é claro. Fez um carro com a cara do Max, moldado

exatamente para seu estilo de pilotagem e, evidentemente, bem competitivo. Só que o piloto de 23 anos esteve sempre um passo adiante, tirando tudo do que havia de potencial ali e, no fim das contas, atingiu a incrível marca de 11 pódios nas 12 corridas que completou, um aproveitamento de 92%. Hamilton, que foi heptacampeão com larga margem, por exemplo, teve 88% de pódios nas provas em que terminou, enquanto Valtteri Bottas fechou com 69%. O feito de Verstappen foi isso mesmo: gigantesco.

E foi ainda maior pelo fato de que os abandonos fugiram do controle do piloto. Foram problemas no carro ou acidentes não causados por ele, como no GP de Sakhir, uma chance de ouro que o holandês tinha para vencer e que acabou na primeira volta, quando Charles Leclerc bateu em Sergio Pérez e o acidente jogou Max para a areia e, depois, para o muro.

Confusa interpretação tira 7 pontos de Verstappen

''Ao longo da corrida me disseram que as pessoas estavam indo longe na curva 4, então eles me disseram para fazer o mesmo porque você ganha tempo por volta fazendo isso, então eu fiz, e então em um momento eles me disseram para não fazer mais isso. Eu não sei'', Verstappen mostrou claramente sua insatisfação e incompreensão na entrevista coletiva.

''Na qualificação não era permitido, seu tempo de volta foi deletado e então eu não sei como isso chegou ao ponto em que as pessoas estavam fazendo isso sem receber avisos, mas no final do dia, quando eu estava lutando contra Lewis, eu saiu dos limites da pista, então acho que rapidamente o diretor da corrida veio nos dizer para devolver a posição a ele e foi exatamente o que eu fiz '', disse Verstappen. O próprio piloto da Mercedes também não entendeu bem essas mudanças repentinas do diretor da prova que acabou beneficiando o britânico.

Declarações tolas de abordagem politicamente correta ( todos estão certos e errados, muito bem ) um canto "arredondado" é sempre uma vantagem. Ou a velocidade nas curvas é maior ou menor, mas os pneus são mais preservados, em ambos os casos ou a velocidade de saída nas curvas é maior, ou uma melhor aderência dura mais. Ambos os casos significam mais velocidade para seguir em linha reta e vantagem de tempo.

Não há solução, até que as regras sejam escritas assim. A primeira parte da regra parece inquestionável, mas sempre há uma "vírgula", onde a frase seguinte permite decisões 100% arbitrárias, deixadas para o diretor de prova e comissários.

Todos os times deveriam estar atentos, mas os caras da Red Bull parecem bastante ingênuos, amadores ao invés de profissionais. Se você vir um competidor fazendo algo que você acha questionável, peça imediatamente ao diretor da prova para agir e espere. Reclamar de algo e, entretanto, fazer o mesmo, não é razoável e contraproducente. Agora não adianta chorar o leite derramado e partir para o próximo GP da da Italia e tentar dar o troco.

Band show na volta a F1

 A volta da F1 à Band garantiu números satisfatórios na audiência e todavia colocou a emissora na vice-liderança do Ibope. Em resumo, em uma disputa acirrada com Record e SBT durante a primeiro hora de transmissão do GP do Bahrein, a Band chegou à vice-liderança na TV aberta.

 Com Mariana Becker primeira corrida da temporada 2021 da Fórmula 1 pela Band, ao lado de Reginaldo Leme e Sérgio Maurício, a emissora investe pesado na F1. Nos bastidores antes do inicio do GP, o tricampeão Nelson Piquet deu uma alfinetada na vênus platinada chamando de GloboLixo.

 Crónica:

Roberto Vieira

Jornalista e comentarista esportivo

 Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ INSUTANCE- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Top News