Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/03/2021 as 7:30pm

Coluna Francisca Benvenuto

Algoritmo nas redes sociais:  como usar a meu favor? Os algoritmos de Redes Sociais são...

Algoritmo nas redes sociais:  como usar a meu favor?

Os algoritmos de Redes Sociais são fórmulas que selecionam conteúdos mais relevantes ou que se encaixem exatamente com o que determinada pessoa procura. Google, Facebook, Twitter e Instagram são exemplos de redes que utilizam algoritmos e nem preciso afirmar o quanto funciona, não é mesmo? Afinal, elas são sucesso.

Quem nunca procurou no Google sobre viagens para Europa, por exemplo, e depois começaram a aparecer vários perfis ou anúncios no instagram justamente sobre viagens para Europa? Então, o algoritmo é justamente para isso. Ele traça seu perfil, seleciona o conteúdo que provavelmente você mais vá consumir, de acordo com suas buscas, sua idade, o local que você está e seu padrão de comportamento na rede, e disponibiliza para você justamente conteúdos que mais se enquadram com seu perfil.

Mas a maior questão aqui é: você aparece nas buscas das outras pessoas? Seu conteúdo é delimitado o suficiente para isso? Ele é interessante o suficiente para que a rede social recomende sua utilização? Você já parou para pensar nisso? E não menos importante: você está disposto a entender o impacto que ele tem em suas vendas?

De uma maneira bem prática: aprendendo a lidar com o algoritmo do instagram, você vai entregar seu conteúdo exatamente para quem tem tendência a comprar seu produto/serviço. Parece sonho, não é mesmo? Mas é apenas a realidade. O assunto é bem extenso e requer, na verdade, muitas horas de conversa e instrução. Mas como Gestora Estratégica de Marcas, vou listar aqui 3 coisas que você pode fazer para que o algoritmo trabalhe para você.

  1. Produza conteúdo de qualidade. É simplesmente impossível que você tenha um bom resultado se o Instagram não perceber que seu conteúdo tem qualidade, afinal, a rede social também quer entregar e priorizar o melhor para seus usuários. Então, faça posts interessantes, que fujam apenas de uma imagem com: ligue para mim e adquira meu produto. Pense fora da caixinha!
  2. Deixe claro sobre o que você está falando. Se você fala com subjetividade, o algoritmo não vai te priorizar e sim o seu concorrente que utiliza conteúdos objetivos. Então, se você está falando sobre, por exemplo, psicologia positiva, o termo precisa estar bem claro na publicação, além de contextualizado. As palavras chaves fazem toda a diferença. Utilize com sabedoria!
  3. Saiba para quem você está falando. Se você estiver falando para um público jovem, utilize uma linguagem mais leve e despojada. Se for para um público mais idoso, talvez seja importante você ser mais formal. Fique atento ao seu público e utilize a linguagem deles, pois a partir disso você contará com mais curtidas, comentários etc que também impulsionam o algoritmo, já que o Instagram vai entender que seu conteúdo é relevante.

Isso é o básico que dá certo, mas há uma série de outras coisas que você pode fazer para utilizar o algoritmo a seu favor e impactar seu público.

Estou à disposição para te ajudar nesse processo. Siga no instagram @franciscabenvenutooficial ou entre em contato: +1 (551) 580-5951

 

DICA DE LIVRO

O Algoritmo Do Gosto: Os Sistemas De Recomendação On-line E Seus Impactos No Mercado Cultural

O primeiro volume da obra O algoritmo do gosto, intitulado Os sistemas de recomendação online e seus impactos no mercado cultural analisa o surgimento dos sistemas de recomendação online, traçando sua genealogia, suas primeiras aplicações tecnológicas e comerciais, e seus resultados preliminares. O livro revisita as especulações teóricas sobre as consequências da internet para o campo cultural desde a década de 1990 para contextualizar historicamente o desenvolvimento tecnológico e comercial dos algoritmos de recomendação.

A análise do algoritmo é essencial para compreender a lógica de coleta e cruzamento de dados sobre conteúdos, pessoas e grupos de interesse nas redes sociais contemporâneas.

Por meio do estudo de caso da plataforma de música Last.fm, a autora discute as tecnologias de mineração de dados, as novas formas de mensuração das audiências online e os modelos de negócio que determinam a dinâmica de funcionamento dos algoritmos de recomendação na internet.

 

PÉROLA DA CHICA

A pressa não é inimiga da perfeição. Não se você usá-la com moderação.
#perolasdachica

Top News