Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/03/2021 as 2:30pm

Coluna Wendel Stein

O FIM DA ERA DOS CORONÉIS COMENTANDO SOBRE O TUDO E O NADA  Vivemos tempos tristes no...

O FIM DA ERA DOS CORONÉIS

COMENTANDO SOBRE O TUDO E O NADA

 Vivemos tempos tristes no Brasil. Uma época de pandemia onde o ser humano polarizou-se em lados radicais e antagônicos, onde o mal e o bem deixaram de ter uma definição clara, onde o amigo se transforma em inimigo, a justiça em injustiça, a mentira em verdade, a verdade em mentira, tudo apenas com palavras. Palavras em tempos como este, podem ter o mesmo estrago do que balas de um revólver.

 Lembro que na década de 60, quando Gene Roddenberry criou a série Star Trek, o planeta vivia em uma constante ameaça e medo gerado pelo conflito entre o comunismo e o capitalismo, que daria origem a Guerra Fria. Em diversos momentos o mundo foi quase destruído por uma Guerra Nuclear.  Diferente do mundo de Star Trek, neste universo criou-se um futuro onde o dinheiro deixava de ter importância, e a tecnologia foi utilizada para acabar com as fomes e doenças, onde não havia preconceito racial, e que a verdadeira vocação da humanidade era a exploração espacial. Se naqueles anos tão obscuros foi possível uma pessoa trazer esperança a toda uma geração com uma série de TV, um seriado que inspirou cientistas a criarem aparelhos que hoje usamos no dia a dia, como tablets, smartfones e uma outras centenas de itens.

Mas hoje, em meio a maior pandemia que o mundo moderno já testemunhou, evidenciou-se o pior do ser humano e de alguns de seus líderes. O negacionismo científico, apoiando automedicação de remédios ineficientes contra a Covid-19, a disputa política ideológica que atrasou a compra de vacina (o que poderia ter evitado milhares de mortes). A irresponsabilidade das pessoas, que perdidas graças a informações desencontradas, saíram as ruas, festejaram, curtiram praias e com isso contribuíram com a morte de muitos familiares e desconhecidos. Sem contar, daquelas pessoas que precisavam trabalhar, utilizando ônibus lotados.

Se um único lockdown ocorresse, bem lá atrás, tudo isso poderia ter sido evitado, a pandemia poderia ter se alastrado mais lentamente, possibilitando a chegada de mais vacinas, em quantidades suficientes para fazer a diferença.

A Era Trump e a era Bolsonaro que nomeio como a Era dos Coronéis, foi um sopro errado, em um momento carente da sociedade.  O mundo gerido por militares ou populistas não faz mais parte da evolução democrática. Existem leis para serem respeitadas e um mundo para ser reconstruído e reconfigurado com competência e sensibilidade, não com ódio e vingança.

Na história decisões tomadas por uma minoria, sempre levaram a problemas catastróficos. Um presidente de uma nação tem que ser firme, como um presidente de uma pequena empresa ou associação, e tomar decisões baseadas em números e na ciência.

 Não dar razão a verdade, seja científica ou factual e não proporcionar o direito a resposta e defesa de um acusado, resulta em um ambiente injusto e conflituoso, muito longe do que uma democracia precisa ser. Podemos cometer erros, mas temos que ser fortes para os reconhecer. E em busca de uma união nacional, perdoar e focar na solução de problemas e conflitos. Sem empatia e perdão não há sociedade e nem justiça.

O tempo e a história serão as testemunhas do que fizemos hoje, que ocasionará em nosso amanhã de luz ou trevas.

Wendell Stein é jornalista, escritor e cineasta. É colunista do Brazilian Times. E-mail wendellstein@me.com

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

HC SALON- Helem trabalha em Massachusetts, de segunda à sábado, de 9am as 6pm, em 102 Main Street, em Malden. Ela atende tanto o público feminino, como também masculino (unhas). Informações: (781) 913-0597. Siga nas redes sociais: @helem_cristian

Top News