Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/04/2021 as 11:30am

Coluna Francisca Benvenuto

O algoritmo da vidaNa coluna passada, falamos de algoritmo nas redes sociais. Na coluna de hoje,...

O algoritmo da vida

Na coluna passada, falamos de algoritmo nas redes sociais. Na coluna de hoje, continuaremos falando de algoritmo e de certa forma também de redes sociais. Entretanto, o nome certo do tema abordado é "algoritmo da vida". E não, não é sobre filtrar quem você quer tirar ou colocar em sua vida, mas sim sobre preservar vidas.

Praticamente todos os meses alguma celebridade comete ou tentar cometer suicídio e isso sempre ganha o noticiário. Nomes como Kurt Cobain, vocalista do Nirvana; Chester Bennington, vocalista do Linkin Park; os atores Marilyn Monroe e Robin Williams; e tantos outros entraram para as estatísticas. É a prova que dinheiro e fama não são o suficiente e que as dores da alma podem atingir qualquer um.

Entretanto, você sabia que cerca de 1 milhão de pessoas cometem suicídio por ano? Isso simboliza cerca de 1 morte a cada 40 segundos. É um dado muito alarmante, especialmente em tempos de tantas campanhas de prevenção. E o número fica ainda pior quando se pensa nas tentativas: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada suicídio, 20 pessoas tentaram fazer o mesmo.

E há sempre um mesmo discurso por parte de quem conviveu com a pessoa: eu queria ter identificado os sinais; queria ter ajudado mais; as peças vão se encaixando, a lembrança de uma frase dita pelo suicida começa a fazer sentido e resta apenas tristeza. Mas há, hoje, um algoritmo que está salvando vidas justamente em razão desses sinais. Esse algoritmo foi desenvolvido por estudiosos da área, depois de detectaram que as pessoas com depressão usam uma linguagem da depressão para demonstrar a doença.

Evidentemente, esses sinais ficam claros tanto na vida real, quanto nas redes sociais. Então, o algoritmo desenvolvido pela agência África e assinado pela Rolling Stone Brasil, identifica através de frases, palavras e padrão de comportamento sinais que indiquem depressão nas postagens públicas dos usuários.

Após o algoritmo indicar que a pessoa pode ter depressão, uma equipe treinada avalia todo o contexto e caso confirmado a hipótese, o grupo capacitado para isso entra em contato com a pessoa e indica o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV). O "Algoritmo da Vida" está em funcionamento desde 02/2020 e já entrou em contato com muitos usuários. É simplesmente uma ferramenta incrível. É o algoritmo sendo usado da melhor maneira possível: para salvar vidas.

Eu, enquanto profissional que trabalha com pessoas, afirmo com todas as palavras que a pessoa com depressão está quase sempre muito mais perto de nós do que imaginamos. Por isso, reforço que seja empático com o próximo, fique atento aos sinais, aconselhe essas pessoas a procurarem ajuda de um profissional capacitado, porque toda vida importa muito.

DICA DE LIVRO

O que todo corpo fala: Um ex-agente do FBI ensina como decodificar a linguagem corporal e ler as pessoas

Considerado um dos maiores especialistas do mundo em linguagem corporal, o ex-agente do FBI Joe Navarro nos ensina a “ler” as pessoas e dominar os segredos da comunicação não verbal. Você vai aprender a decodificar os sentimentos por trás de expressões faciais, identificar sinais contraditórios entre palavras e gestos, e perceber facilmente quando alguém está tentando esconder alguma coisa. Com base em pesquisas científicas, casos reais e em sua própria experiência, Navarro revela também como usar a linguagem não verbal para persuadir as pessoas e influenciar o que elas pensam a seu respeito.



Pérola da Chica

Viagens, compras, beleza exterior a busca pelo  corpo admirável, pessoas perfeitos em um mundo perfeito. Ansiedade por curtidas, visualizacoes , a cada click uma conquista. Mesmo que por fake news. Esse é o cenário da vida nas redes sociais , quem tem mais seguidores conquista estatus.É neste cenário que passamos a maioria do tempo.
Ansiedade, depressão , perseguições, e, em alguns casos, até o suicídio " AO VIVO" ou ANUNCIADO.
O que você está fazendo para mudar isso?
" aos poucos vamos virando personagens perfeitos, filtramos o que não é  agradável aos olhos, aos poucos estamos matando a realidade.
Hoje não abraçamos como antes, seria isso um pressagil?
A mistura entre o real e imaginário esta tanta que " vá em paz" , " me perdoe" estão entre publicações como declaração de amor para quem morreu.
Teria do outro lado, um sistema 10G?
Aproveite o HOJE.
#perolasdachica

Top News