Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/04/2021 as 4:30pm

Coluna Irene Nunes In Art Café

InArtCafé, que interage arte e cultura, vem solidarizar também neste momento com a dor de...

InArtCafé, que interage arte e cultura, vem solidarizar também neste momento com a dor de parte da perda de nossa cultura.

O ESTADO DE GOIÁS ESTÁ MENOS COLORIDO

A artista Iza Costa acaba de nos deixar, foi morar em outro plano, e deixa uma lacuna, um vazio na jovem história da arte Goiana.

Com ela a arte Amerindia se faz presente no coração do Planalto Central do Brasil, com um expressionismo denso, vigoroso como a alma dos povos da floresta. Como era de ser, a ligação de Iza Costa com o legado dos artistas mexicanos era mais do que uma simples admiração, era uma comunhão espiritual direta. Um pacto de sangue, que ela foi conferir e estudar em 1966 diretamente na fonte asteca, no México.

Foi com Iza que eu aprendi a ver a arte singular de Frida Kahlo ainda no início dos anos 80, quando ela me presenteou com um livro sobre o tema. As origens indígenas de Iza Costa são emblemáticas no seu trabalho e no seu biotipo universal de povos autóctones que habitam as plagas dos xingús/Araguaias, dos povos ribeirinhos desse rico continente que antecederam a invasão europeia que assoreou a arte e cultura dos povos originário dessa parte hemisférica.

Goiás, uma terra ocupada por "ocupantes" Bandeirantes ainda muito recente, e, na sua "displicência" local, não assimilou de pronto as múltiplas facetas da expressão artística do nosso povo, acrescido ao complexo de que, o que se produz na arte local, não tem trânsito no universal; em uma clara miopia, que nos impedem a percepção de que o ser humano é universal em qualquer lugar do planeta em que este se encontra.

O dentro é o fora depende do ponto de vista de quem o observa. Aqui o índio sofre de uma transparência pelo qual o colonizador parece ser incapaz de ver o seu conteúdo, a riqueza de alma dessa gente de contato direto da floresta.

Essa artista, à meu ver, não teve em vida o seu espaço valorizado ao nível de sua fecunda expressão artística. É bem verdade que ela é parte indissociável da nossa história da arte, mas em minha modesta avaliação, ela é maior do que nossa limitada retina possa divisar de imediato.

Vai com Deus, querida amiga, o cosmo é a eterna morada de todos nós.

Nonatto Coelho, artista e pesquisador.

De Goiás, a Artista Plástica Iza Costa falece aos 78 anos

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ INSUTANCE- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

 

Top News