Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/04/2021 as 2:30pm

Coluna Light Up by David Faria

A Rainha que se autoproclamou Faraó  O templo Este colunista em visita ao local de...

A Rainha que se autoproclamou Faraó

 O templo
Este colunista em visita ao local de descanso de Hatchepsute
Escultura em Granito de Hatshepsute vestida como Faraó.

Em minha primeira viagem ao Egito, que não foi nada menos que a realização de um sonho, conheci as Pirâmides de Gizé, Abu Simbel, Alexandria entre tantos outros locais que me fizeram entender a expressão “obras faraônicas”. Percebi que os 14 dias que lá passei foram insuficientes para absorver satisfatoriamente as histórias daquela terra, cuja importância sempre nutri, pelo que voltei para aprender in loco um pouco mais.

Após desembarcar no aeroporto do Cairo, pegar um trem até Aswan e de lá, um cruzeiro pelo Nilo, cheguei em Luxor, onde, se existem vidas passadas, certamente vivi. Local da antiga Tebas, Luxor é considerada “o maior museu a céu aberto do mundo” e foi lá, após passar dias conhecendo o Vale dos Reis e das Rainhas que conheci um templo, diferente de todos os outros, conhecido por Djeser-Djeseru ("A maravilha das maravilhas").

O templo foi construído por Hateshepsute e foi dedicado aos deuses Amom, Anúbis e Hator, com a finalidade de ser seu local mortuário, contudo, mais impressionante que o templo, é a história de sua construtora.

Filha de Tutmés I, que a designou como herdeira, Hatshepsute teve de se casar com o irmão Tutmés II e conformar-se com um papel secundário. Depois da morte do seu esposo, Hatshepsute assumiu aos poucos todo o poder até se autoproclamar faraó.

No Antigo Egito, o faraó ostentava um poder absoluto. Concentrava em si toda a autoridade política e religiosa. Para os seus súbditos, era um deus na terra, descendente do ser supremo que criara o mundo na origem dos tempos e só ele podia manter a ordem em tudo o que era criado. Para os egípcios, era natural que uma função com essa autoridade fosse exercida por um homem.

Os reis eram identificados com Hórus, o deus celeste da mitologia egípcia, representado como um homem com cabeça de falcão. No entanto, sabemos que, ao longo da história egípcia, algumas mulheres superaram a sua condição de esposas ou mães e ocuparam o trono real.

De todas elas, a que mais se destaca na história do Egito –com exceção da famosa Cleópatra – foi Hatshepsute, no início da XVIII dinastia, fundada em 1552 a.C. Filha e esposa de reis, Hatshepsute governou o Egito durante um longo período e fê-lo sozinha: não se limitou a assegurar a regência de um faraó menor de idade, como sucedeu com outras rainhas. Ao invés, apresentou-se ela própria como faraó, adotando uma postura firme e autoritária que a distinguiu de outras rainhas e a consagrou na história pois foi a única mulher proclamada Faraó.

Para Refletir:

 “Nunca se sinta derrotado diante dos obstáculos. A cada adversidade que se abater sobre você, a cada obstáculo, por mais difícil que se apresente, faça deles um degrau para atingir um lugar melhor, com mais visão e maturidade. A derrota não existe, a não ser que você aceite. Comece e recomece sempre. É assim que se constrói sempre. É assim que se constrói uma vida feliz!” (provérbio árabe).

Você Sabia?

Os egípcios antigos acreditavam que após a morte a alma era levada para um julgamento e se o coração do falecido não fosse puro a ponto de pesar igual à uma pena, sua alma seria devorada por um demônio e cairia em total esquecimento.

Nossa Mente: Projeção

Quem de nós nunca culpou ou foi culpado de erros e atitudes não cometidas?

Dentre os vários mecanismos de defesa psicológica utilizados por nossa mente de forma inconsciente está a projeção, que pode ser definida um mecanismo no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Freud a projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas.

Para entender o processo, podemos considerar uma pessoa que tem pensamentos de infidelidade durante um relacionamento. Em vez de lidar com tais pensamentos indesejáveis de forma consciente, o indivíduo os “projeta” de forma inconsciente no outro, e começa a acreditar que o outro é que tem pensamentos de infidelidade ou, até mesmo, que ele/ela tem outros "casos". Nesse sentido, a projeção psicológica está relacionada com a recusa, que é o único mecanismo de defesa mais primitivo que a própria projeção. Como todos os mecanismos de defesa, a projeção psicológica fornece uma função para que a pessoa possa proteger sua mente consciente de um sentimento que, de outra forma, seria repugnante, trata-se pois, "da operação de expulsar os sentimentos ou desejos individuais considerados totalmente inaceitáveis, ou muito vergonhosos, obscenos e perigosos, atribuindo-os a outra pessoa."

De forma artística a cantora Pitty abordou o tema na canção “Me adora”, cujo trecho da música diz “Não importa se eu não sou o que você quer, não é minha culpa a sua projeção”, o que enfatiza que há culpas e responsabilidades que não são nossas, mas de quem nos atribuí.

Michel Foucault tem em sua obra um trecho que muito aprecio: "Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta. Não podemos nunca esquecer que os sonhos, a motivação, o desejo de ser livre nos ajudam a superar esses monstros, vencê-los e utilizá-los como servos da nossa inteligência. Não tenha medo da dor, tenha medo de não enfrentá-la, criticá-la, usá-la."

O assunto de projeção psicológica é realmente complexo e tristemente frequente. No geral não é nada fácil aceitar que todos projetamos em alguma ocasião. As vezes fazemos isso sem nos darmos conta, pensamos que o defeito está lá fora e não em nós mesmos. Todos nós temos defeitos, todos temos carências. No final das contas devemos é admitir que somos todos belíssimos seres imperfeitos que tentamos viver em um mundo complexo. Você concorda?


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Top News