Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/04/2021 as 8:30pm

Coluna Vanilsa Oliveira

A NOVA ERA DO MARKETING E OS DESAFIOS DOS GESTORES Por considerar um conteúdo de valor,...

A NOVA ERA DO MARKETING E OS DESAFIOS DOS GESTORES

Por considerar um conteúdo de valor, nesta coluna compartilho este artigo da gestora de Marketing da empresa Librelato S.A.  

Anos atrás, a realidade da área de Marketing era totalmente outra.  Apesar de o conceito existir há centenas de anos, a era digital e as novas tecnologias transformaram nossa forma de se comunicar, nossas interações e, principalmente, a forma como nos conectamos com os produtos antes de comprá-los.

Graças à internet e às redes sociais, os consumidores assumiram um papel muito mais ativo no processo de vendas. E isso impacta profundamente a atuação do Marketing. Antes mesmo de adquirir o produto ou serviço, é bem provável que o cliente já saiba muita coisa sobre ele.

Essa transformação digital acarretou novos desafios para o Marketing e seus profissionais, exigindo a plena atenção às tendências, à análise de dados e, sobretudo, desenvolver uma liderança estratégica muito mais integrada. Segundo um estudo McKinsey com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) sobre a maturidade do marketing digital, o Brasil é o país da América Latina com maior investimento em marketing digital.

Hoje, podemos dizer que criar estratégias efetivas no universo online é o maior desafio dos gestores de Marketing. É necessário criar estratégias multidisciplinares, com diversidade de outras áreas (ou parceiros) para complementar o plano de comunicação, conectando e engajando outros departamentos da empresa. Se antes um gestor de marketing trocava mais com as áreas comercial e financeira, agora ele é a linha que costura toda a jornada do cliente, desde a sua concepção até o pós-venda.

Os formatos de mídia são cada dia mais diversos e ter um time capaz de atuar em todas essas frentes é fundamental, buscando sempre alternar estratégias. Marketing de conteúdo, de influência, redes sociais, e-mail marketing, funil de vendas, website com SEO, análise de dados, entre muitos outros. Não basta apenas usar todas as ferramentas disponíveis, mas é preciso obter total domínio sobre elas e usá-las de forma estratégica e planejada.

É preciso investir em conteúdos relevantes em nossas redes sociais e que, de fato, agreguem valor ao nosso público. A produção de conteúdo de valor contribui para que mais pessoas reconheçam a marca e nossos produtos, o famoso brand awareness.
Gerar conteúdo de valor, que vá além das promessas da marca, é um dos grandes desafios atuais e também é a razão principal pela qual uma marca se transforma em autoridade. Foi-se o tempo em que propagandas invasivas e interruptivas captavam o encantamento do cliente!

Outro ponto de extrema atenção do gestor de marketing atualmente é a coleta e a análise de dados, estratégia fundamental para o sucesso de qualquer planejamento de Marketing. Somente com a análise dos dados é possível desenhar estratégias efetivas e gerar resultados. Quando isso não acontece, a tomada de decisão corre grandes riscos de assertividade e não há budget que resista.

A verdade é que não é possível ter um olhar rápido sobre as novas estratégias, ferramentas e desafios diários do Marketing. São inúmeros pontos de atenção, impossíveis de serem abordados em poucos parágrafos.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

SEGUROS- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

 

Top News