Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/04/2021 as 7:30pm

Coluna Francisca Benvenuto

À medida que a tecnologia avança em nossa sociedade, de maneira um tanto quanto inusitada, mas...

À medida que a tecnologia avança em nossa sociedade, de maneira um tanto quanto inusitada, mas não contraditória, um novo tipo de capital tem se tornado indispensável: o capital humano. Ele leva em conta questões que excedem o que é mecânico ou os títulos adquiridos pelo profissional.

De uma maneira geral, capital humano é definido como "a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho de modo a produzir  valor econômico”. Ou seja, é tudo que envolve o trabalho da pessoa, os atributos que ela adquiriu com os anos de experiência, somado às funções desempenhadas e a educação.

Com o capital humano, o currículo até pesa, mas além dele é levado em consideração as aptidões do profissional, o que ele possui de diferencial, o que torna ele único e o que ele se destaca. O capital humano valoriza o humano, para além do profissional, e enxerga que pessoas com a mesma formação podem desempenhar a mesma função de maneira totalmente diferentes, porque cada um possui sua própria aptidão, sendo essa a soma das experiências + formação.

Um exemplo de como isso acontece é um violinista. Esse artista, quase sempre, começa treinando com a instrução de outro profissional, um professor, também músico. Ele tem acesso a conceitos básicos da música, recebe informações sobre como tocar violino, pratica e, finalmente, adquire a experiência ao praticar com constância.

Levando em conta que a combinação de conhecimento, experiência e talento seja geralmente a maneira de obter sucesso, a esse violinista é oferecida a oportunidade de tocar em uma escola profissional, onde possa adquirir mais experiência. Durante todas essas fases, o valor econômico desse profissional é elevado, em razão do somatório de fatores que relatei anteriormente. Isso é capital humano.

Enquanto Gestora de Marcas e Pessoas por Competências, falo com toda convicção: as empresas precisam investir em capital humano, ou seja, nas habilidades do profissional, tal como os profissionais precisam perceber essas habilidades e se melhorar cada dia mais. Se você deseja entender mais sobre como fazer isso, entre em contato comigo. @franciscabenvenutooficial

Dica de livro

Mapeamento de Competências: Ferramentas, Exercícios e Aplicações em Gestão de Pessoas

Com a emergência da Gestão por Competências, grande discussão tem sido feita, tanto no meio acadêmico como no ambiente organizacional, em torno do conceito de competência no trabalho, do processo de mapeamento de competências e de suas aplicações no campo da gestão de pessoas. Reconhecida como boa prática de gestão, tornou-se frequente a adoção da Gestão por Competências em organizações públicas e privadas, de diferentes indústrias e ramos de atuação.

Processo fundamental nesse contexto, o mapeamento das competências relevantes ao sucesso organizacional necessita ser realizado com precisão, objetividade e rigor metodológico, para que possa orientar práticas de gestão de pessoas e assim produzir efeitos positivos sobre o desempenho dos profissionais, equipes de trabalho e da própria organização. Este livro reúne mais de 20 anos de experiência do autor na condução e orientação de processos de mapeamento de competências em diferentes organizações. Discorre sobre o conceito e a descrição operacional de competências, a gestão por competências, os métodos, as técnicas e instrumentos utilizados para mapeamento de competências e suas aplicações na gestão de pessoas.

Com o objetivo de instrumentalizar o leitor a conduzir adequadamente processos de mapeamento de competências em diferentes contextos organizacionais, a obra apresenta exemplos ilustrativos, descreve experiências e oferece exercícios práticos e gabaritos comentados. Recomendado para profissionais da área de gestão de pessoas, em especial àqueles responsáveis por conduzir processos de mapeamento de competências.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA NORKA SCHELL- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em NY e região. Ligue: (212) 258-0713.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Top News