Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/04/2021 as 10:30pm

Coluna Vanilsa Oliveira

ESTILOS TRADICIONAIS DE LIDERANÇA Ser líder é muito mais  do que exercer um papel de...

ESTILOS TRADICIONAIS DE LIDERANÇA

Ser líder é muito mais  do que exercer um papel de coordenador, gerente ou gestor... O verdadeiro líder é aquele que inspira as pessoas a serem melhores, por meio de atos e ações. O exercício da liderança vem sendo estudado e aprimorado continuamente.

Se retomarmos as literaturas da Teoria Geral da Administração,  vamos encontrar diferentes tipos de estilos de lideranças, que aos poucos vêm sendo aprimorados por conta da evolução humana e consequentemente, da exigência do mercado. Mesmo com toda a evolução da ciência e da tecnologia, ainda nos deparamos com líderes apegados a estilos de liderança tradicionais a exemplo destes três:

Autocrática : quando o próprio líder, detém totalmente a última palavra em todas as decisões, aquele que trata o colaborador como “subordinado”, sem o direito de interagir e nem mesmo se expressar. O tradicional “chefe”, com estilo dominador, aquele que intimida e limita a capacidade de desenvolvimento das pessoas.

Liberal: este estilo é totalmente o oposto ao anterior, uma vez que prega pela liberdade de ideias, permitindo que os colaboradores interajam tranquilamente, deixando o grupo como ponto central, onde o líder só participa se for solicitado. Este presa mais por um trabalho de confiança, que por vezes o excesso de liberdade tende levar a baixa produtividade, por falta de limites e sobretudo, a falta de acompanhamento, impossibilitando a mensuração dos resultados.

Democrática: esse modelo tem foco na democracia, de forma que o líder é um facilitador, aquele que lidera com empatia e participação ativa, estimulando a melhoria do processo, bem como na qualidade de vida dos colaboradores. Este estilo é o que melhor se adapta  a retenção de talentos, bem como o aumento da produtividade do negócio. Mesmo assim, ainda deixa de explorar o potencial máximo das pessoas, como a criatividade e a inovação.

Desde que se propagou as metodologias do coaching nos anos 80, os estilos de liderança vem sendo direcionado para o “foco nos resultados”, por meio do autoconhecimento, promovendo o autodesenvolvimento dos colaboradores, revelando forças e talentos, até então desconhecidas por falta de estímulos. É exatamente neste ponto que muitos líderes pecam. O líder do futuro é aquele que atrai, revela e retém talentos, formando equipes criativas e comprometidas com a inovação e o alcance de  melhores resultados, que vai muito além dos limites da empresa, porque ele tem consciência que o mercado é uma vitrine, enquanto cidadão ele precisa dar o seu melhor.

Então eu lhe pergunto, qual deste estilo de liderança confiaria o seu negócio?

 Seguimos a disposição em nossas mídias sociais:

www.facebook.com/vanilsaoliveiracoaching   

https://www.instagram.com/vanilsaoliveira

https://www.linkedin.com/in/vanilsaoliveira   

www.vanilsaoliveira.com

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

SEGUROS- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News