Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/04/2021 as 7:00pm

Coluna Ser Voluntário

Como está o voluntariado no Brasil? Eu não gosto quando comparamos nosso país a outros,...

Como está o voluntariado no Brasil?

Eu não gosto quando comparamos nosso país a outros, independentemente se melhor ou pior, são nações soberanas diferentes em muitos aspectos, como cultura, acesso à educação, política, sistemas de governo, criação ou colonização, portanto muitas diferenças para serem simplesmente comparadas sem levá-las em consideração. Isto posto eu saliento que as comparações podem nos ajudar a crescer, vendo como um objetivo a ser alcançado, quando falamos de países em melhores condições que o nosso.

No voluntariado acontece a mesma coisa, existem países avançados no trato deste assunto, outros podemos chamar com muitas oportunidades de melhoria. Se tiver que rotular, eu diria que o Brasil tem um potencial de desenvolvimento gigantesco, pois tem uma população generosa, interessada, mas que precisa ser formada para fazer isso acontecer de forma organizada. Isto posto, acredito que o voluntariado pode ajudar muito nosso país em diversas áreas, inclusive na governamental onde percebo alguns minúsculos movimentos de voluntariado ajudando deputados e vereadores a melhorar suas atuações.

O voluntariado organizado nas empresas já tem bons resultados, profissionais com olhares diferentes para a comunidade, mais engajados na empresa e nas causas sociais, pessoas mais sensíveis aos problemas que acontecem a nossa volta e muitas vezes passava desapercebido.

São resultados visíveis, palpáveis e mensuráveis, sem dúvida o voluntariado no Brasil, vem se desenvolvendo, não na velocidade que gostaríamos, mas caminhando em uma boa direção, isso é motivo de comemorar, mas a comemoração não pode tirar o espaço do trabalho necessário para o crescimento continuar e melhorar.

Mesmo você, que está lendo ou ouvindo esta coluna, pode pensar: mas eu não tenho nada com isso. Sim tem, e mostro por quê: se você conhece o assunto um pouco, fica muito mais fácil para triar a conversa quando e se ela chegar ao seu conhecimento, se alguem falar sobre voluntariado com você a qualquer momento, vai saber se o que estão falando tem um fundo de verdade ou não, portanto vai saber minimamente discutir sobre o tema. E é isso que nossa sociedade precisa cidadãos com conhecimento para ouvir e crer ou não no que ouviu, mas não por suposição, mas por conhecer um pouco sobre o assunto. Conhecimento, educação estas são palavras importantes para nosso desenvolvimento como nação.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Top News