Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/04/2021 as 7:30pm

Coluna Arilda Costa

Entrevista com a escritora Celina Bezerra A entrevista desta semana é com a escritora Celina...

Entrevista com a escritora Celina Bezerra

A entrevista desta semana é com a escritora Celina Bezerra. Ela é carioca, mora em Salvador desde 1995, é formada em Letras Português/Inglês com Especialização em Educação Inclusiva (UCSAL), Especialização em Educação da Infância com Ludicidade (UCSAL) e MBA em Gestão de RH (UNIFACS). Atualmente é educadora da Rede Pública de Ensino do Estado de Sergipe.

Escritora com temas voltados à inclusão, tem dois livros publicados pela Editora Inverso, ”Bruna, uma amiga Down mais que especial” (2017) e “Sabrina, a menina albina” (2019), integrantes da Série Amigos Especiais. Celina tem contos, crônicas e poemas publicados no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Em 2019, seu projeto para crianças do lar de acolhimento Lar da Criança, “Oficina Literária A Casa Colorida”, foi aprovado e financiado pelo Criança Esperança e prefaciado pela cantora Ivete Sangalo.

Celina é Membro Correspondente da Academia Litero Cultural de Sergipe, é Membro da AILB — Academia Internacional de Literatura Brasileira – Brasil/New York (cadeira 372), é Acadêmica Imortal Vitalícia da Academia Internacional Mulheres das Letras e faz parte do Movimento Mulherio das Letras Nacional, Bahia e Sergipe.

-Há quanto tempo você se dedica a escrever livros?

Eu escrevi meu primeiro livro em 2006, porém o livro ficou na gaveta, até que uma agente literária leu meus rascunhos e apresentou a uma editora, em 2016, 10 anos depois. Este primeiro livro “Bruna, uma amiga Down mais que especial” foi  publicado em 2017, e de lá pra cá não parei mais.

-Qual sua opinião de uma obra para conquistar seus leitores?

Para conquistar o leitor, a obra precisa ter um tema interessante, uma linguagem fluida e instigante, suscitar sentimentos e emoções no leitor, além de conter algum momento de Climax, onde, a partir daquele momento a história tome um rumo diferente do previsível. 

 

-O seu tema favorito, o que te inspira?

Meu tema preferido em meus livros infantis é a Inclusão. Através de meus personagens, busco conscientizar de forma lúdica e diversida sobre a importância da inclusão das crianças com deficiência, e dar visibilidadee a essas crianças, que se sentem felizes ao se verem representadas no personagem que tem características similares às suas.


-De onde vem sua inspiração?

Minha inspiração vem dos relatos de pais, professores e profissionais de diversas áreas que lidam com as crianças com deficiência, além de unir minhas próprias experiências como educadora.

 

-Como você percebeu esta sua vontade e entendeu que seu destino era ser escritora?

A partir da especialização em Educação Inclusiva e da especialização em Educação da Infância com ludicidade, percebi que haviam poucos, e em alguns casos, nenhum livro que tivesse como protagonista um personagem com deficiência na Literatura Infantil. Com o conhecimento que adquiri na Pós Graduação e esta percepção da falta de representatividade destas crianças, decidi escrever não só para as crianças com deficiência, mas para todas as crianças, para facilitar a inclusão e aceitação do colega da escola com alguma diferença.

 

-Qual será seu próximo livro?

Meu próximo livro será “Sara, a sereia rara”, que conta a história de uma sereia com alopécia areata, que é a ausência total de pelos no corpo. Este livro deverá ser lançado em 2022.


-Fale por gentileza da sua participação no evento do Focus Brasil em Nova York?

Estou muito feliz com minha participação no evento do Focus Brasil em Nova York. acredito que a visibilidade que meu trabalho terá a partir de minha participação, será incomparável. Sou membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira, cadeira 372, o que é motivo de muito orgulho para mim. E estarei no Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros de 2021.


-Qual o livro da escritura mundial que você gostaria de chamar de seu?

Sou apaixonada pelos contos dos Irmãos Grimm. Adoraria chamar de meu o conto da Branca de Neve e os sete anões.


-O que seus textos trazem como inspiração para outras pessoas?

Pais, professores, familiares e amigos das crianças com deficiência, terão em meus livros um instrumento para facilitar a inclusão e aceitação dessas crianças, ao mesmo tempo em que estarão tornando o mundo das crianças mais inclusivo, e com certeza estará evitando que se pratique o Bullying lá na frente, já que os pequenos aprenderão a respeitar os colegas com todas as suas características individuais.

 

- Quais foram seus livros publicados até agora?

Meus livros publicados são: “Bruna, uma amiga Down mais que especial” (2017), “Sabrina, a menina albina” (2019) e acabo de lançar agora em Abril, o livro “Charles, a estrela autista” (2021). Os três livros fazem parte da Série Amigos Especiais, publicados pela Editora Inverso.

Além desses livros, participei de 14 antologias e coletâneas com contos, poemas e crônicas. Dentre eles cito minha crônica “Minha Infância, meus sentidos” Publicado na “2ª Coletânea Poética” (2018), lançado pelo Mulherio das Letras; a crônica “O mundo pede paz” publicado na “Coletânea Mulherio pela Paz” (2018) lançado simultaneamente no Brasil e na Alemanha; o poema “Amigos Especiais” na Coletânea Infantil “Meus Primeiros Versos” (2019), Publicado pelo Mulherio das Letras. E, mais recentemente, meu conto infantil “Muito além do arcoíris”, lançado na “1ª Antologia Vida Sem Preconceito” (2021), organizada pela Academia Gloriense de Letras - Sergipe.

 

-Algum projeto na gaveta para um futuro próximo?

Tenho o projeto de escrever um livro para o público adolescente através de uma aventura que vai desbravar o Brasil de norte a sul. E para este livro vou aproveitar minha experiência pessoal de ter morado e nove estados do Brasil e de ido pelo menos uma vez em todos os estados do Nordeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. Pesquisarei sobre os costumes, gastronomia, danças e outros aspectos das Regiões no Norte e Centro Oeste, e assim, trazer ao público um excelente meio de experimentar uma bela viagem pelo Brasil e aproveitar suas belezas, seu povo e seus costumes, através do meu livro.

 

-Quando você cria um protagonista para o seu enredo quais as características são imprescindíveis?

Como trabalho com personagens com deficiência, procuro ser fiel às características específicas daquela condição física, cognitiva e sensorial. Porém procuro não privilegiar nem deixar de lado as características individuais e as potencialidades dele. Procuro mostrar o quanto é normal ser diferente.

 

-Quais são seus autores preferidos?

Por escrever Literatura Infantil, vou citar os autores consagrados da Literatura Brasileira que escrevem livros infantis: Monteiro Lobato, José Mauro de Vasconcelos, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo e Maurício de Souza com suas histórias em quadrinhos, que encanta adultos e crianças.

 

-Cita o melhor momento da sua carreira como escritora até agora.

Para mim, o melhor momento de minha carreira como escritora está sendo agora, quando meus livros estão tendo um alcance mundial. Escritos em Língua Portuguesa, meus livros chegaram recentemente a 22 países da Europa e Oriente Médio através da “Livro for Kids”. Além disso, tive a oportunidade de apresentar meu livro “Bruna, uma amiga Down mais que especial” no Dia de Conscientização da Síndrome de Down (21 de março) para crianças falantes da Língua Portuguesa, de diversos países da Europa e Oriente Médio, através do projeto internacional Mala de Herança, que busca manter viva a Língua Portuguesa entre as crianças filhas de brasileiros e portugueses que vivem nestes países.

 

-Você tem uma dica para quem quer seguir o sonho de ser escritor (a)?

Se você quer ser escritor, primeiramente seja observador do mundo que o cerca, seja um observador dos relacionamentos humanos, do mundo dos animais, dos fenômenos da natureza, dos seres inanimados... a história que você criar pode ser fantasiosa, fruto de sua imaginação, ou um fato de suas memórias que podem te fazer imaginar novas possibilidades de enredo… deixe sua criatividade fluir... o livro virá como consequência.

Top News