Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/05/2021 as 1:30pm

Coluna Inspiração

Ansiedade: da normalidade ao transtorno Atualmente, o mal deste século não deixa marcas no...

Ansiedade: da normalidade ao transtorno

Atualmente, o mal deste século não deixa marcas no corpo, e sim na mente. A ansiedade e também o estresse nasceram do meio externo hostil que produz um turbilhão de informações, padrões, expectativas, competição e comparação. Assim, muitas pessoas se sentem frustradas quando não conseguem lidar com todas as necessidades exigidas pela sociedade e acabam sofrendo e adoecendo na mente.

A ansiedade faz parte da nossa vida, mas ela só se torna problema quando sentida excessivamente. Todos nós somos ansiosos; como aquela ansiedade em véspera de prova ou para uma apresentação no trabalho, esses exemplos podem ser considerados como uma ansiedade normal.

Mas, também existe a ansiedade patológica, aquela que atrapalha o andamento normal da vida, de modo que a ansiedade excessiva pode se transformar num distúrbio de ansiedade, ou seja, em uma doença. O transtorno de ansiedade é uma doença séria que se manifesta de diversas maneiras e precisa ser tratada.

A ansiedade é muito útil para nos alertar dos perigos futuros e nos ajudar a enfrentá-los. Porém ela tem sido definida, geralmente, como um estado emocional ruim, acompanhado de desconforto físico e relacionada com o medo.

Sentir-se ansioso é algo natural, desde crianças ou em qualquer fase da vida ela acontece como resposta a algo que vai acontecer, tem a ver com a nossa percepção do futuro.

A pessoa com ansiedade excessiva passa a ter preocupações com diversas situações e pensamentos negativos que afetam seu dia-a-dia. Alguns sintomas como fadiga, dificuldades de concentração, falta de ar, irritabilidade, sensação de perigo, mal-estar entre outros, surgem com mais frequência nos pacientes com ansiedade. Desta maneira, as situações comuns do cotidiano podem se transformar em preocupações ou ameaças constantes, afetando o convívio no trabalho, na família e na vida social.

Muitas vezes o estresse e a ansiedade são expressões usadas como significado  para uma mesma coisa, porém o estresse está associado a qualquer situação ou pensamento que provoca frustração e nervosismo, e que acaba passando espontaneamente.

Já a ansiedade está relacionada com o medo irracional, aflição, preocupação excessiva, angústia e enorme desconforto interno devido à sensação de perigo e incerteza futura.

Para melhorar o seu dia a dia contra momentos e fases de ansiedade é aconselhável fazer exercícios físicos diariamente, como caminhadas, meditação ou yoga; ouvir música se faça você se sentir bem e mais calma; valorizar suas conquistas; não adiar tomadas de decisões; perdoar-se e deixar a mente mais tranquila sem “procurar” problemas; dedicar-se a momentos de lazer ou que tenha algum propósito, como fazer um trabalho voluntário ou cuidar do jardim e passear com o pet.

Viva o presente, não remoendo o passado ou tentando prever o futuro.

Fiquem bem!

Abraços e até a próxima.

Fabiana Tavolaro Anelli

Psicanalista

@psicanalista_prof.fabiana

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News