Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/05/2021 as 8:30pm

Coluna Wendel Stein

A IMPRENSA REVELA O PIOR LADO DA HUMANIDADE Nos últimos 10 anos a Imprensa Brasileira sempre...

A IMPRENSA REVELA O PIOR LADO DA HUMANIDADE

Nos últimos 10 anos a Imprensa Brasileira sempre foi a maior vítima da crise. Isso reflete diretamente nos seus profissionais; repórteres, fotógrafos e jornalistas. Tudo começou lá atrás, quando o Governo Brasileiro tirou a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para se exercer a profissão. Isso levou ao fechamento da maioria dos cursos de bacharelado de Comunicação Social no Brasil e ao sucateamento profissional da área. Sem obrigação de diploma, a demanda aumentou, e os salários e vagas que já eram pequenas, quase se extinguiram, a qualidade do jornalismo praticado no Brasil caiu.

Por acaso você levaria seu filho para uma consulta a um médico sem diploma?

Outros fatores como a popularização da internet e dos meios digitais também influenciaram na decadência da imprensa no Brasil. Os jornais de pequenas cidades, muitos existentes antes mesmo da abolição da escravidão, fecharam suas portas. As agências de notícias dominaram o mercado; com poucos profissionais elas conseguem distribuir uma mesma notícia para milhões de veículos de comunicação, pagando poucos profissionais em matérias lidas por milhões de pessoas.

O que isso causa? Muitos profissionais da imprensa deixam a profissão e se aventuram por outras carreiras e empregos. Conheço até alguns, que conseguiram trabalhar como frentistas de postos de combustíveis ganhando quase o mesmo salário do que das redações. Outros se aventuram na assessoria política, um caminho perigoso, onde muitas vezes, a ética é colocada à prova, e os limites entre o jornalismo e o marketing se mesclam em uma jornada sinuosa.

Trabalhar em grandes emissoras e jornais é uma tarefa tão difícil como era passar em um vestibular de Medicina na Unicamp nos anos 90.

Por isso que, quando vejo um jornal publicar uma matéria investigativa, como foi feito este final de semana dia 9 de maio de 2021 no Jornal O Estado de S. Paulo fico emocionado e resgato a razão porque quis ser jornalista em meados de 198, com 13 anos de idade, fazer a diferença mostrando o lado bom e ruim do mundo.

Na matéria em questão, a reportagem aponta que o governo Bolsonaro criou um orçamento paralelo de mais de R$ 3 bilhões de reais em emendas para conseguir o apoio de parlamentares no Congresso Nacional. Esse dinheiro foi destinado para a compra de equipamentos agrícolas e tratores, que de acordo com a matéria do Estado de S. Paulo, com valores até 259% acima dos valores fixados pelo próprio governo.

Se isso ocorreu, de acordo com o jornal, o “orçamento secreto” desrespeitou a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Nela os ministros que deveriam decidir onde aplicar os recursos. Os senadores e deputados negam o redirecionamento destes recursos.

Uma matéria como está, coloca o jornal e o jornalista me uma linha de frente contra políticos. Só que os políticos têm em seu arsenal, influência, poder e dinheiro para a contratação dos mais competentes advogados. Uma disputa injusta, mas real, o que me faz admirar ainda mais estes profissionais.

Hoje enquanto o Nordeste enfrenta uma das maiores secas dos últimos 100 anos e a fome volta a crescer e assombrar nosso país, ainda somos obrigados a conviver com o maior assassino de os tempos, a corrupção.  A corrupção que é quase sempre velada, e quando descoberta, pelo menos em nosso país, quase sempre é punida com medias brandas. Isso mostra o pior lado da humanidade.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Nova Estética- Spa & Hair salon. Tratamentos corporais e faciais. Cabeleireiro Unisex. Extensão de cílios e unhas. Ligue e agende. Em Malden (MA). Tel: (781) 605-3916.

Top News