Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/05/2021 as 5:30pm

Coluna Vanilsa Oliveira

SUCESSO PROFISSIONAL - COMO CHEGAR LÁ? Desde a infância uma das perguntas que mais ouvimos...

SUCESSO PROFISSIONAL - COMO CHEGAR LÁ?


Desde a infância uma das perguntas que mais ouvimos é : o que você vai ser quando crescer?

Essa pressão sobre  a trajetória profissional começa muito cedo, e inicialmente gera muitas dúvidas, sobre qual a melhor escolha para nossa vida, por exemplo, vou escolher o trabalho que eu gosto ou o que dá mais dinheiro?

E nesse percurso encontramos amigos, colegas, professores, influenciadores, adquirimos um senso de competência, estabelecemos objetivos, cumprimos algumas metas, aprendemos com os nossos erros, algumas vezes nos perdemos na zona de conforto, e até  nos frustramos por conta da confusão e da ansiedade, diante da decisão sobre qual seria a melhor escolha.

A vida profissional é realmente muito importante, afinal, ela é parte da nossa identidade social, o que inicialmente começa com a  busca por um trabalho, logo  já  se desperta o anseio pelo o encontro da “estabilidade financeira”, priorizando o dinheiro em vez da autorrealização profissional, que por vezes pode levar à grandes frustrações e até doenças físicas e psicológicas.

Ao longo destas décadas atuando com o desenvolvimento humano, fica claro que o  fator determinante, é a falta de estímulo para  o autoconhecimento. A maioria das  pessoas desconhecem a si mesmo, desconhece suas principais forças, os próprios dons e talentos, como diz a famosa citação de Sun Tzu no livro A Arte da Guerra:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

É fato, o  autoconhecimento é o caminho mais assertivo para definir seu futuro profissional. É lamentável encontrar profissionais e até grandes empresários em crise, se sentindo  derrotados, praticamente de forças. Pior que nem sempre é a falta de dinheiro, e sim a insatisfação por anos de trabalho, que já perdeu o  sentido.  

A boa notícia é que a maioria destas pessoas tem tudo o que precisa dentro de si mesmo, a dificuldade delas está em acessar estes recursos, e este é o nosso trabalho.

Porque fazer o que ama e receber por isso é o sonho da maioria dos profissionais, e muitos chamam isso de sucesso, que pode estar a um passo do seu alcance. Pense nisso!

 

  Seguimos a disposição em nossas mídias sociais:

www.facebook.com/vanilsaoliveiracoaching   https://www.instagram.com/vanilsaoliveira

https://www.linkedin.com/in/vanilsaoliveira    www.vanilsaoliveira.com

Top News