Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/06/2021 as 7:30pm

Coluna Arilda Costa

Entrevista com o jornalista e escritor Luis Góes Esta semana a minha entrevista é com o ...

Entrevista com o jornalista e escritor Luis Góes

Esta semana a minha entrevista é com o  jornalista e escritor Luis Góes. 

Ele é um antigo morador no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, formou na primeira turma da FAFI-BH, onde também foi professor de fotografia e assistente de Artes Plásticas.  Já foi presidente de várias entidades na comunidade além da atual ABRAJET. Tem cerca de 30 anos que pesquisa e escreve sobre a história do bairro e de Belo Horizonte, sendo requisitado por imprensa e estudantes para falar sobre história. Atualmente Membro da Academia de Letras “João Guimarães Rosa” da Polícia Militar de Minas Gerais.

Um dos livros do Luis Góes é "As Santas Crônicas" que  relatam habitos e costumes dos moradores da comunidade em diversas épocas. Lembra de centenas de habitantes e a sua faina diária na lida com suas famílias e na preocupação em realizar melhorias para o bairro. Interessantes conversas entre vizinhos e amigos.

Há quanto tempo você se dedica a escrever livros?

O primeiro trabalho, que não chega a ser um livro mas uma revista, que trata da história do bairro Santa Tereza, foi em 1990.

Porque quis documentar e resgatar as memórias de BH?

Apesar de jovem, apenas 120 anos, a Capital dos mineiros já passou por diversas tansformações arquitetônica, social e política. Então, sempre residindo na cidade, acompanhamos estas transformações e surgiu o interesse de buscar estas histórias.

Qual ritual nos processos de criação dos textos?

Escolhido o tema, passa-se para a anotação das pesquisas, entrevistas e coleta de material nos arquivos públicos ou particulares. De posse do material, passa-se o processo de redação e os seguintes de diagramação, correção e impressão.

Quanto tempo para escrever um livro?

O tempo para escrever depende do tema, do número de páginas e do tempo disponível para pesquisas, etc.

Quais os seus passatempos e o que te leva a contar histórias?

Nas horas livres gosto de me encontrar com amigos e, quando possível, jogo de cartas, já que atualmente não pratico esportes. Sou procurado por estudantes, em todos os níveis, para falar sobre o bairro e BH.

Qual o próximo livro?

O próximo livro deverá sair depois de aprovação da Lei Rouanet. O tema: A Nova Capital (relato durante o período de construção da Capital -período de 1893 a 1905).

Três coisas na lista de desejos.

Primeiro, a criação do Centro Cultural Santa Tereza; segundo, estadia na Europa, por pelo menos três meses, para visitar cidades e vilas de vários países; terceiro, conseguir imprimir todos os livros que já escrevi e distribuir para as bibliotecas publicas e escolas de Belo Horizonte (tenho ainda cerca de 15 livros pesquisados para publicar).

Quem eu diria que meus passados literários naqueles que aprendi mais.

Ao longo de minhas leituras sempre procurei temas relacionados com história. De minha cidade, do Estado, do país e mundial, com a finalidade de evoluir no assunto.

Qual melhor treino intelectual para quem quiser ser escritor?

A leitura é o mais importante. Aumenta vocabulário, desenvolve raciocínio, melhora conhecimento de várias áreas.

Qual o livro que você gostaria de chamar de seu?

“A Relíquia”, de Eça de Queirós.

Quantos livros publicados até agora?

Foram publicados mais de 40 livros, muitos sobre a história do bairro Santa Tereza e grande parte sobre história de Belo Horizonte, conforme “folder”, com capa de cada um e preços.

Quais autores preferidos?

Sobre BH, Pedro Nava, Abílio Barreto. Roberto Drummond. Nacional, José de Alencar, Machado de Assis; mundial, Tostoi, Eça de Queiroz.

Melhor momento?

Quando do lançamento do livro “O Bar do Ponto”, há cerca de 10 anos, com cobertura pela imprensa e grande receptividade.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.

Top News