Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/06/2021 as 9:30pm

Coluna Wendel Stein

SALEM´S LOT A melhor história de vampiros de todos os tempos ...

SALEM´S LOT

A melhor história de vampiros de todos os tempos

                Quando se fala em vampiros a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas é o livro Drácula de Bram Stoker. A nova geração pode mencionar as histórias de Lestat de Anne Rice, ou mesmo da horrível saga Crepúsculo.  Só que nos últimos 40 anos, entre bons e maus títulos, nada se compara a novela de Stephen King, Salem´s Lot..

            Salem´s foi a segunda obra publicada pelo autor após o sucesso editorial de Carrie, a estranha. O livro é quase autobiográfico, tem muito da figura de King em seu personagem principal, Benjamim Mears.

            Estamos nos anos 70 e Mears é um escritor de relativo sucesso, que após a morte da esposa, volta para sua cidade natal de Jerusalem´s Lot para escrever seu próximo livro e espantar antigos fantasmas do passado. Quando a obra foi escrita, King morava em um trailer com a esposa e filhos, com graves problemas financeiros e ainda não tinha conseguido a publicação de nenhum livro. A melancolia do personagem Ben Mears reflete muito da melancolia do próprio King. O personagem quando criança, viu na cidade natal, na misteriosa casa conhecida como Mansão Marsten, a visão de um homem enforcado, nada mais do que um sonho que o próprio King teve anos antes de escrever a obra.

            A história tem dezenas de personagens, todos com papéis importantes, mas vamos destacar o protagonista, o escritor Ben Mears, o garoto fã de histórias de terror, Mark Petrie, o comerciante de antiguidades recém-chegado em Salem, chamado de Barlow e do padre alcoolatra chamado de Calaham.

            Como mencionei é uma história longa, bem fluida, com um ótimo desenvolvimento dos personagens, da história da cidade e da própria Mansão Marsten. Por quase a metade da história, Stephen King nos pega pela mão e apresenta todos os personagens, e quando menos esperamos o terror se instala e nós somos pegos de surpresa, pelo vilão da obra. No Brasil essa sacada surpresa, que funcionou muito bem no mercado americano, foi prejudicada pelo título da versão brasileira que entregou o maior SPOILER de uma obra de todos os tempos, do original Salem´s Lot, aqui foi nomeado A Hora do Vampiro. Foi publicado pela Editora Record e pela Nova Cultural, com uma boa tradução nos anos 80 e 90, e recentemente foi republicado pela Editora Suma, com boa diagramação e com o título ´Salem, mas com uma tradução em língua portuguesa fraca.

            Duas produções foram feitas baseadas no livro, mas que não refletem a grandiosidade da escrita de King e nem devem ser assistidas antes da leitura, de preferência, não devem nem ser assistidas. Aqui, prezado leitor, minha indicação de leitura da semana. Nota 10.

Wendell Stein é jornalista, escritor e cineasta. É colunista do Brazilian Times. E-mail  wendellstein@me.com

  Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com

 

Top News