Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/06/2021 as 3:30pm

Pfizer lançou um “Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia” e recomendou a meditação como uma excelente estratégia

A pandemia da Covid-19 contribuiu para intensificar problemas psíquicos e emocionais...

A pandemia da Covid-19 contribuiu para intensificar problemas psíquicos e emocionais vivenciados por pessoas de todo o mundo. Pensando nisso e em disponibilizar informações confiáveis e de qualidade, a empresa Pfizer desenvolveu o Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia.

Ele conta com a participação de 21 renomados especialistas do Brasil e foi construído de forma colaborativa com diferentes especialistas, que indicaram as melhores práticas para o enfrentamento dos graves problemas de saúde pública nesta área.

O documento contém mais de 100 páginas e fala sobre diversos pontos, mas vamos abordar um em específico: a importância da meditação para a saúde mental.

De acordo com o Guia desenvolvido pela instituição, as técnicas de meditação e intervenções baseadas em mindfulness têm sido utilizadas como estratégia de promoção de saúde física e mental, sendo eficazes para a redução de estresse e ansiedade, tanto em jovens quanto em idosos.

Essas estratégias colaboram para o desenvolvimento de uma maior consciência do corpo, dos pensamentos e dos sentimentos. Assim, é possível aprender a lidar, de forma mais calma e menos reativa, com os acontecimentos negativos e as emoções. Ou seja, ao meditar, é possível mudar percepções, interpretações, sensações e sentimentos.

Nos tempos atuais, em que não é possível controlar eventos externos, a meditação ajuda a regular e a diminuir pensamentos e emoções negativas, como ruminações, tristeza ou raiva. Isso não significa que a tristeza será extinta, mas sim que os eventos negativos podem ser absorvidos de uma forma menos prejudicial, e sem provocar um sofrimento inesgotável. 

De acordo com o Guia, evidências indicam que intervenções de meditação e mindfulness podem auxiliar na redução da dor e da insônia, e na melhora da imunidade, essencial para pessoas com sintomas de depressão e ansiedade. Essas estratégias também são úteis na redução da compulsão por álcool e drogas, o que é relevante nesses tempos.

Essas condições, se não tratadas ou controladas, podem deixar as pessoas mais frágeis e suscetíveis às dificuldades de um cenário pandêmico, provocando ainda mais estresse, e configurando um ciclo recorrente e nocivo para a saúde física e mental. Portanto, as intervenções com meditação e programas de mindfulness podem ser ferramentas importantes para a promoção da saúde.

Qualquer um pode meditar

Mesmo em pessoas com pouca prática, ou após uma única sessão, os efeitos benéficos da meditação já podem ser sentidos. Não é preciso fazer ioga ou ser budista, basta aprender a usar a meditação como uma ferramenta para reduzir o estresse, a ansiedade e aumentar o seu bem-estar.

Para isso, é preciso utilizar as técnicas que ajudam a se tornar atento e consciente ao momento presente, e que ensinam a buscar um estado físico e emocional de relaxamento. Há diversos aplicativos e canais no YouTube que oferecem conteúdos gratuitos e que podem te ajudar.

Dicas para você que deseja começar a meditar

  1. Reserve um horário para meditar: torne a meditação parte da sua rotina, escolhendo um momento do seu dia especial para a meditação, de modo que você não seja interrompida(o) ou precise fazer algo com urgência.
  2. Tenha paciência e confie no processo. Não estipule metas altas para os primeiros dias, pois é muito normal que você não comece meditando por horas. A cada dia você vai melhorando um pouco até se acostumar. Não há tempo máximo ou mínimo, quem determina isso é você.
  3. Foco na respiração. Não se preocupe se sua mente pensar em diversas coisas aleatórias: isso é bem normal. Concentre-se na respiração e com o tempo vai perceber a diferença.

Dica bônus: procure um profissional da área, seja em alguma rede social ou pessoalmente, ele vai te ajudar e orientar. E é claro: não desista. Meditação também é persistência.

Fonte: www.pfizer.com.br

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com

Top News