Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/06/2021 as 5:00pm

Coluna Uiara Zagolin

Jarina e as Joias da Natureza A semente popularmente conhecida como jarina, leva o nome de...

Jarina e as Joias da Natureza

A semente popularmente conhecida como jarina, leva o nome de Phytelephas Aequatorialis. Possui uma linda coloração clara e usada como substituto do marfim. A fruta da palmeira é do tamanho de uma laranja, coberto por uma casca marrom espinhosa, normalmente contendo quatro sementes e quando maduras são mais duras do que a madeira, podendo ser esculpidas e polidas como o marfim.

Essas palmeiras são encontradas no norte do Brasil (Rondônia, Acre e Amazonas) e, também, na Bolívia, Peru e Equador.

Anel de Jarina, ouro branco, diamante

A Jarina, o marfim-vegetal, foi descoberta por volta de1750 pelo frei sul-americano Juan de Santa Gertrudis. No início dos anos 1900, o Equador foi a principal fonte do marfim-vegetal, exportando milhares de toneladas de sementes todo ano, principalmente para a produção de botões.

Jarina em todos os estados

Depois da Segunda Guerra Mundial, o surgimento de plásticos novos e baratos praticamente acabou com o comércio de marfim-vegetal. Atualmente a jarina está sendo utilizada na confecção de joias, peças de xadrez, palhetas para instrumentos de sopro, teclas de piano, cabos de guarda-chuva, estatuetas, etc.

O marfim vegetal é uma alternativa ecológica e prática, por se parecer com o de origem animal que é proibido em todo o mundo.

Jarina colorida

Assim, a amêndoa da jarina já está incluída como gema orgânica. Da mesma forma, como muitos minerais-gemas e gemas orgânicas, a amêndoa de jarina, é passível de modificação, principalmente, em sua coloração, através de tingimentos com corantes sintéticos e naturais, de cozimento e/ou imersão em óleos e através da ação térmica,  e, ainda, através de amadurecimento controlado e envelhecimento.

Jarina - Ouriço

A jarina é, provavelmente, a semente mais nobre da Amazônia para uso em Biojoias.  Sua exploração se enquadra na política de desenvolvimento sustentável, entrando como um substituto adequado ao marfim animal, coibindo o comércio desse material.

Colar de Jarina lapidado em esferas

Infelizmente, o ambiente geológico que se encontra a jarina é muito efêmero, restrito e frágil, por isso a exploração em larga escala da semente de jarina deverá ser acompanhada de manejo, evitando danos incalculáveis à reprodução e continuidade das jarinais.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News