Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/06/2021 as 5:30pm

Coluna Wendel Stein

MARKETING DIGITAL                             Hoje nada mais...

MARKETING DIGITAL

               

            Hoje nada mais consegue fazer sucesso sem passar nas mãos do tal de Marketing Digital. Você sabe como tudo isso começou? Para a gente entender, primeiro precisamos olhar lá atrás e saber que algumas invenções como a prensa de Gutemberg e o telefone de Graham Bell foram importantes precursores do Marketing Digital.

            O termo surgiu na década de 1990 e mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.

            Hoje podemos definir o Marketing Digital como o conjunto de ações de comunicação que se prepara, utilizando ferramentas e mídias, para atingir um determinado resultado.  Hoje você faz Marketing Digital até sem saber, isso ocorre quando você se comunica com grupos no WhatsApp, Facebook ou Instagram, trocando mensagens, fotos e vídeos, sempre na expectativa de um like ou um comentário.

            Segundo Martha Carrer Cruz Gabriel, o termo "marketing digital" não existe. O que determinará o trajeto do marketing em si são as estratégias de uso de plataformas digitais ou tradicionais, sendo que a escolha por uma é definida no modo como as pessoas as utilizam. Já Kotler em seu livro Marketing 4.0, define que o Marketing Digital é apenas uma evolução do tradicional, onde as estratégias são online e, dessa forma, há uma mudança significativa na forma de entreter e converter o público em clientes.

            Mas na hora que você quer transformar estas plataformas em um instrumento para se fazer negócios, então você precisa de um planejamento, um plano de negócios. Assim você pode ter o controle dos resultados, dentro de seus custos e possibilidades financeiras. É necessário de ações coordenadas para ser efetivo e ter êxito ampliando o alcance para alcançar mais pessoas.

            Você deve conhecer qual o tipo de plataforma mais interessante para o seu produto o serviço. Hoje a maioria delas são gratuitas, e você pode começar com estes recursos gratuitos, antes de se aventurar pelas publicações pagas. Mas lembre-se tudo começa com uma visão e objetivo a ser alcançado.

             Então Marketing Digital neles para que suas ações se transformarem em resultados.

 

Wendell Stein é escritor e jornalista. É colunista do Brazilian Times. E-mail wendellstein@me.com

 

 

Top News