Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/06/2021 as 9:30am

Coluna Esporte Total

Segue o líder! Max da o troco em Hamilton e segue forte rumo ao título  A Formula1 é um...

Segue o líder!

Max da o troco em Hamilton e segue forte rumo ao título 

A Formula1 é um esporte diferenciado de alta performance porque trabalha com milésimo de segundos e erro zero. Falta de concentração e erro mínimo do piloto ou da equipe, pode custar uma grande vitória ou até um título. Nesse quesito, o 7 vezes campeão e 100 poles Lewis Hamilton ( Mercedes ), erra menos que seu concorrente direto ao título Max Verstappen ( Red Bull ). Max, com apenas 23 anos, tem talento de sobra. Arrojado e sempre com pé embaixo, o Holandês começa a temporada com pinta de que pode ser o único a desbancar o atual campeão Lwis Hamilton.

O GP da França retornando ao famoso e remodelado circuito de Paul Ricard, foi marcado de muita emoção do principio ao fim. Max que durante os treinos de classificação foi absoluto  superando o campeão e cravando a pole position, fez uma largada perfeita tomando a frente com “pé embaixo”. Mas, o “muleke” é muito afoito e na segunda curva acelerou demais e saiu da pista oferecendo a ponta para Hamilton que vinha logo atrás.

Estratégia das equipes

Com erro de Max, Hamilton assumiu a ponta, deixando-o para ser pressionado por Bottas, enquanto Pérez, Sainz, Gasly, Leclerc, Alonso, Ricciardo e Norris completavam o top 10 no final da primeira volta. Ao passar pela linha de chegada, o heptacampeão já abria mais de um segundo para o holandês.

Após cinco voltas, a diferença entre Hamilton e Verstappen variava entre 1s2 e 1s5, com o heptacampeão avisando no rádio que talvez os pneus não durassem tanto quanto o esperado pela equipe.

Sérgio Pérez teve outra atuação digna ao terminar o GP da França na terceira posição. É bem verdade que o mexicano não brilhou tanto quanto há duas semanas no Azerbaijão, mas ‘Checo’ fez uma corrida decente ao partir da quarta posição e conseguiu deixar a Mercedes de Bottas para trás nas voltas finais para finalizar em terceiro. Mas, além do desempenho do carro da Red Bull, a estratégia adotada pela equipe taurina acabou sendo determinante para Pérez alcançar seu segundo pódio consecutivo, algo inédito em sua carreira de dez anos na F1.

Verstappen partiu para uma estratégia diferente e foi para duas paradas, e graças à escolha feita o holandês deu um xeque-mate na Mercedes.

Xeque-mate na Mercedes

Na volta 18, enquanto Hamilton já abria 3s para Verstappen e Pérez ficava a 8s de distância do companheiro de Red Bull. Por isso, o Holandês foi chamado para os boxes para colocar um jogo novo de pneus duros. Hamilton parou na volta seguinte, mas Verstappen conseguiu tomar a posição do britânico por questão de metros, enquanto Pérez seguiu na pista, sem entrar nos boxes.

Hamilton, Bottas e Verstappen conversavam com seus engenheiros, afirmando que os pneus duros talvez não chegariam ao fim da prova, abrindo a possibilidade para uma segunda parada nas voltas finais.

A Red Bull surpreendeu, trazendo Verstappen aos boxes na volta 33 para colocar pneus médios. O holandês voltou em quarto, mais de três segundos atrás de Pérez e a 18s de Hamilton. Enquanto isso, a transmissão mostrava a Mercedes pronta para uma segunda parada, mas com o rádio deixando aberta a possibilidade de manter o britânico na pista até o fim.

Verstappen começou a voar na pista, fazendo voltas a cerca de dois segundos mais rápidas que as de Hamilton, invertendo a situação vista no início de maio, em Barcelona. Na volta 36, ele ultrapassou Pérez, ficando a 11s de Bottas e a dois do heptacampeão com 17 para o fim.

Os tempos de volta de Verstappen começaram a aumentar nos minutos seguintes, com a diferença para Hamilton caindo com menor ímpeto. Pelo rádio, a Mercedes avisava tanto Bottas quanto o britânico que a disputa maior com Verstappen ficaria para as quatro voltas finais, enquanto Pérez também começava a se aproximar da briga, ficando a apenas 4s do companheiro de Red Bull. Na volta 44, Verstappen colou em Bottas, mas não vinha conseguindo o espaço para fazer a ultrapassagem, mas um erro do finlandês se mostrou crucial, deixando o piloto da Red Bull assumir a segunda posição a oito voltas do fim, a 5s de Hamilton.

Pelo rádio, Bottas brigou com a Mercedes, afirmando que sabia desde o início que era uma prova para duas paradas, enquanto Pérez se aproximou rapidamente do finlandês, fazendo voltas quase 2s mais rápidas. Na 46ª volta, a diferença entre Hamilton e Verstappen era de 4s5. Um erro a cinco voltas do fim fez a diferença de Hamilton para Verstappen baixar de 5 para 3s5.

No final, Max Verstappen passou Lewis Hamilton pela ponta na penúltima volta, garantindo mais um triunfo na temporada e a manutenção da liderança do Mundial. Sergio Pérez completou o pódio após ultrapassar Valtteri Bottas na volta 49.

Completaram o top10: Valtteri Bottas, Lando Norris, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lance Stroll.

Com o ponto extra da volta mais rápida, Verstappen passa a ter 131 pontos contra 119 de Hamilton. 12 pontos separam os líderes do Mundial antes das duas corridas na casa da Red Bull, na Áustria.

Coluna: Esporte Total

By: Roberto Vieira

Jornalista e Comentarista Esportes

Email: btesportetotal@gmail.com 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News