Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/07/2021 as 1:30pm

Coluna Wendel Stein

BONS TEMPOS PARA A NOVA LITERATURA BRASILEIRA                       O volume e...

BONS TEMPOS PARA A NOVA LITERATURA BRASILEIRA

         

            O volume e produção literária brasileira cresceu nos últimos meses, devido a novas editoras com estratégias inovadoras de marketing e a facilidade da publicação digital independente. A pandemia da Covid19 que provocou um isolamento global, também provocou um aumento na leitura no Brasil. Com a sobra de tempo provocado pelo distanciamento, antigos e novos escritores colocaram no papel suas ideias e projetos.     A plataforma Kindle Direct Publishing da multinacional AMAZON trouxe as pessoas, possibilitando que qualquer pessoa, com um pouco de treino, pudesse ter seu livro publicado em forma digital ou mesmo em formato físico.  Este fenômeno da publicação independente deu um novo ânimo e gás no panorama literário nacional.

            Esse gás era mais do que necessário, pois apesar do aumento da produção cultural brasileira, grande parte das livrarias brasileiras fecharam suas portas ou entraram em concordata. As vendas via internet se tornaram a principal, senão a única, maneira de vender livros.

            Isso também ensinou uma lição para algumas gráficas, que se auto se denominavam editoras, mas eram apenas gráficas. Estas supostas editoras costumavam atrair escritores, aceitando suas publicações para análise. Uma tremenda enrascada, pois dias depois eles entravam em contato dizendo que todo um conselho de avaliadores aprovou a publicação e que o livro seria lançado. Na hora que os contratos eram gerados, o escritor descobria que teria que arcar com boa parte dos custos da publicação. A única vantagem real, era o ganho da gráfica das próprias editoras. Muito parecido com alguns antigos concursos literários, sobretudo, de poesia, onde os selecionados terias seus trabalhos publicados sem custo, e ainda ganhariam entre dois a cinco exemplares. O segredo desta estratégia, era cobrar entre 15 a 50 reais por inscrição. Com mil participantes a editora arrecadava quase R$ 50.000,00 e lançava as obras, com cerca de 10 a 15 participantes. Um negócio e tanto, não?

            Então por isso, e graças a AMAZON, novos padrões foram lançados e milhares de novos escritores puderam terem suas obras disponibilizadas. Mas ainda há falhas, que com o tempo, poderão ser consertadas, pois publicar não é a única missão. Estes autores têm que saber como divulgar suas obras para conseguir vendê-las. E isso não é um trabalho simples no meio digital. Mas como dizia o poeta, um passo de cada vez, e sempre em frente.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.

 

Fonte: Wendell Stein

Top News