Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/07/2021 as 9:00am

Coluna Saúde da Mulher

Networking - Os Benefícios à Saúde Pessoal e Profissional.   Todos os dias nos conectamos...

Networking - Os Benefícios à Saúde Pessoal e Profissional.

 

Todos os dias nos conectamos com diversas pessoas, mesmo sem sair de casa existem canais de acesso para enviar, receber informações que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal. No entanto, poucas pessoas valorizam a rede de contatos e aproveitam os benefícios que o networking apresenta.

 

O que e networking?

Em todos os relacionamentos, empresas e organizações o networking tem um papel fundamental para conectar e proporcionar crescimento para todos que estão interligados nessa “rede”. Networking é o processo ou ação de interação de troca de informação, contato, conhecimento e experiência social ou profissional. Sendo que o conceito da origem do networking surge a partir da rede estabelecida entre a comunicação de sistema de computação com outros recursos de compartilhamento de informações como: linhas telefônicas, satélites e etc…

Porém, o networking que tanto escutamos está relacionado com a rede de pessoas que nos conectamos onde estabelecemos conexões profissionais criando diversas oportunidades de expansão e de crescimento mútuo.

 

Qual é a importância do networking?

Com a digitalização, além de todos os recursos tecnológicos que estão à nossa disposição, o networking proporciona a possibilidade de se conectar com pessoas e negócios certos independente da sua localização. Com isso, networking possui um valor muito acima do que o dinheiro pode “pagar”. Quando você se conecta com a pessoa certa, quando você  está no lugar “certo” na hora “certa” é possível conquistar oportunidades que possivelmente levaria muito mais tempo para alcançar o mesmo resultado se não fosse através dessa atividade.

É possível afirmar que os negócios mais lucrativos das maiores empresas do mundo possuem algo em comum, o networking. Quando uma empresa está interligada com outras que compartilham da mesma visão estabelece uma relação de troca de conhecimento e capacitação existe um ganho para todos os envolvidos. O networking é como uma ponte que contribui para diminuir a distância entre os dois lados, além de favorecer os canais de troca de informação e contatos. Sempre que esses canais são multiplicados é possível simultaneamente aumentar os benefícios recebidos a partir da ligação gerada através da rede de conhecimento. O poder do networking é complexo e interminável, por isso possui um valor incalculável para quem sabe utilizá-lo.

 

Os beneficios do networking

“Diga-me com quem andas e eu te direi quem és” é um ditado muito conhecido entre nós, porém nem sempre usado da forma correta. Nas relações interpessoais nem sempre compactuamos com todos que nos cercam, muitos convivem com outras pessoas por obrigação e não necessariamente por concordarem com o ponto de vista ou até mesmo com as atitudes. Então, nesse caso, andar junto não quer necessariamente dizer ser igual. Mas quando tratamos principalmente de relação de negócio, geralmente empresas procuram estar conectadas com produtos, negócios e serviços que estão alinhados com os mesmos objetivos. Para multiplicar os ganhos, muitas empresas investem pesado em eventos e treinamento de desenvolvimento profissional e com isso criam oportunidades de novos recursos sempre com a intenção de crescer e multiplicar.

 

Além das empresas, pessoas que desejam crescer profissionalmente também buscam se relacionar com outras pessoas que não fazem parte da lista de contato. Muitos sabem da necessidade de estabelecer relações sólidas e duradouras com outras pessoas, porém poucas são as que desenvolvem a capacidade de fazer de forma intencional.  A falta de visão e o comodismo provavelmente são dois dos principais fatores que levam muitos a não se desenvolverem profissionalmente também. O contrário também pode ser percebido facilmente quando se observa o perfil relacionado a uma inquietude que serve como mola impulsora que está sempre criando novas oportunidades de sair do convencional e da zona de conforto.

Alguns dos benefícios criados a partir do networking são:

  1. Cria visibilidade - Mesmo que você não esteja à frente de uma empresa tudo que você  faz assim como o que você  diz determina sua “marca” ou “branding”. Quando você  escolhe se posicionar de forma a se tornar "visível" suas conexões também podem facilitar o melhor alcance que está alinhada com a mensagem a ser transmitida. Por exemplo, se o seu nicho está relacionado com saúde física, frequentar ambientes com pessoas que valorizam o físico possibilita o seu produto ou serviço a ser reconhecido pelo público alvo desejado.
  2. Cria reputação - Nesse caso, você  deve estar sempre atento com quem você  se conecta. Em um mercado competitivo a confiança sempre vai falar mais alto e por isso os relacionamentos podem levar o seu nome a se tornar mais conhecido, principalmente quando somado ao seu caráter e princípio. Hoje em dia negócios que não são firmados no preto e no branco não possuem valor legal algum, porém um compromisso feito é compromisso cumprido e quando se quebra princípios cria o risco de destruir uma relação preciosa.
  3. Cria hábitos saudáveis - dificilmente alguém consegue conviver em lugares completamente fora do estilo de vida. Se você valoriza uma boa alimentação, leva a sério a sua saúde física e mental provavelmente não está disposta a estreitar relação com alguém de hábitos opostos. Se o ambiente que você está frequentando provoca desconforto ao ponto de você desejar não voltar mais, possivelmente você precisa reavaliar o que realmente é importante. É necessário sempre manter um equilíbrio para não se tornar a “chata” da vez; pois também é muito desagravel conviver com alguém que está sempre “corrigindo” os outros, lembrando que não é sobre ser igual e sim ser inteira sem desmerecer as diferenças.
  4. Cria novos conhecimentos - Relacionar-se com pessoas que possuem um conhecimento mais elevado do que o seu, ativa novos interesses pois o seu cérebro é desafiado a superar os limites provocando a necessidade de buscar maior aprendizado e isso pode ser um fator importante para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.
  5. Cria oportunidade de apoio e parcerias - Compartilhar as dificuldades com sua rede de contato contribui para o momento em que a “crise” bate à porta. Nesse momento poder contar com a orientação de alguém mais experiente ou que possua recursos disponíveis para te apoiar pode ser uma oportunidade inclusive de aprendizado e estreitamento da relação. Através do networking também é onde se realiza os melhores contratos e fazem as melhores parcerias.
  6. Cria o fortalecimento da autoconfiança - Em um período em que nos relacionamos mais com os outros através das “redes sociais”, poder frequentar um ambiente apropriado com oportunidades para conhecer novas pessoas contribui para gerar o fortalecimento de como você se enxerga perante a vida como todo. Um outro resultado importante do networking é a sensação de merecimento, pois passa a ter maior consciência do seu valor quando você compartilha o que sabe e assim se sente mais forte.

Um bom planejamento é fundamental para qualquer relação. Claro que é possível iniciar uma nova amizade “por acaso” mas para se conectar com a pessoa certa, que se encaixe com os seus objetivos e estilo de vida, requer atenção e preparo. Seja seu interesse profissional ou pessoal procure investir em pessoas de valor que fazem a diferença para o bem coletivo.

 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.

Top News