Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/07/2021 as 8:30am

Coluna Na colher do Jornalista por Lucci Luciano

Olá queridos. Vamos continuar com a nossa série de receitas pelo mundo e nesta edição, eu...

Olá queridos. Vamos continuar com a nossa série de receitas pelo mundo e nesta edição, eu separei um prato bastante comum na Espanha – a tradicional Paella Valenciana. Camarão, mexilhão, lula e até lagosta são misturados ao arroz branco e várias ervas, azeite e sal neste prato valenciano para enviá-lo imediatamente ao modo de férias.

Também vamos falar de Som tam, um prato típico da Tailândia. Para preparar a salada mais famosa deste país que tem como base mamão verde, triture alho e pimenta malagueta com um pilão e socador. Depois adicione o suco de tamarindo, molho de peixe, amendoim, camarão seco, tomate, suco de limão, pasta de cana de açúcar, vagens e um punhado de mamão verde ralado. Pegue um pouco de arroz grudento.

Existem variações deste prato que podem ser feitas com caranguejo (som tam boo) ou molho de peixe fermentado (som tam plahlah), mas nenhuma se iguala ao sabor e à beleza simples do original.

 

Paella Valenciana

Ingredientes

3 cabeças de alho

2 cebolas grandes

2 pimentões grandes

3 tomates grandes

Alcachofra

Camarão

Anéis de lula

Mexilhões

Azeite de oliva

Açafrão

1 xícara de arroz

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela larga e rasa coloque o azeite doce, 30 ml para esquentar. Corte o alho em fatias bem finas e coloque no centro da panela, deixe fritar. Espalhe para as bordas o alho e no centro da panela coloque a cebola picadinha, deixe fritar. Depois misture tudo com o alho e leve para as bordas, depois coloque os pimentões picados no centro até fritar, misture tudo e leve as bordas. Depois os tomates e a alcachofra, misture tudo e acerte o sal.

Coloque açafrão até ficar da cor amarelinha, coloque os frutos do mar, 1 kg, deixe cozinhar um pouco, até o camarão ficar rosa. Coloque o arroz cru e a água por cima, 5 xícaras, colocando aos poucos até o ponto do arroz. Sirva na própria panela com azeite por cima, pode colocar rodelas de limão para comer.

 

Som tam

Ingredientes

¼ mamão verde

¼ tomate

200 g de amendoim sem pele

1 dente de alho

1 pimenta dedo-de-moça

1 colher de sopa de camarão desidratado

1 colher de chá de açúcar de palma

1 colher de sopa de nam pla

½ limão (usar o suco e uma parte da casca)

 

Modo de preparo:

Descasque o mamão e corte em tiras finas (o ideal é cortar com a faca, mas pode ser em um ralador). Junte o alho, a pimenta e o camarão desidratado em um pilão e moa os ingredientes grosseiramente para que fiquem bem misturados. Acrescente o amendoim e moa mais um pouco.

Acrescente o açúcar de palma, o tomate e o limão e misture mais um pouco. Tempere com molho de peixe misture todos os ingredientes. Junte o mamão e ajuste o tempero a gosto.

Top News