Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/07/2021 as 10:30am

Entrevista com Dulcinea Mattar

Minha entrevista desta semana é com a escritora Dulcinéa Mattar. Ela nasceu em Carmo da Mata,...

Minha entrevista desta semana é com a escritora Dulcinéa Mattar. Ela nasceu em Carmo da Mata, Minas Gerais, Brasil. Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Academia Mineira de Odontologia Cadeira nº 3. Graduanda em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Professora e escritora, proprietária e dirigente do Hotel Geriátrico Residencial Harmonia.

Há quanto tempo você se dedica a escrever livros?

Desde pequena sempre gostei de ler e escrever. Eu tive uma professora cujo pai tinha uma grande biblioteca e ela emprestava-me os livros de diversos assuntos. Li a República de Platão com 12 anos. Fui oradora da turma na colação de todos os cursos durante minha vida, desde a pré-escola até a Academia Mineira de Odontologia (com exceção da Universidade de São Paulo) e escrevi todos os meus discursos. Minha primeira publicação, aos 13 anos, foi no Jornal Carmense de minha cidade natal: “A Igreja como causa de atraso”, uma redação com tema livre que causou muita controvérsia na época e quase fui expulsa da escola onde o reitor era um padre.

Escrevo para um Jornal aqui em Belo Horizonte (Guia Oeste) há 15 anos, inicialmente artigos científicos na minha área, depois sobre a compreensão do ser humano e meus livros são, na grande maioria, coletâneas deles.

O seu tema favorito, o que te inspira?

Minha escrita é intimista, com foco ligado a compreensão do ser humano onde deixo entrever em contos minimalistas, relatos de vida, vividos ou observados, proporcionando identificação do leitor que ali se reflete. Falo as vezes em parábolas com jogo metafórico, misturando prosa e poesia que se constitui pedaços de espelhos onde, em cada um deles, poderemos nos reconhecer por inteiros. Nas minhas narrativas ocorre a epifania: súbito pensamento inspirador e iluminado que promove a compreensão de alguma coisa. Dizem que as utopias desapareceram do mundo atual, utopias como a igualdade absoluta, a sociedade sem classes, a justiça, o ser humano ético, moral, divino. O consumismo e o poder do dinheiro tomaram as mentes, a violência ocupou o dia-a-dia, o niilismo (falta de sentido na existência) domina a humanidade. Realização se mede com conta bancária e poder se exerce com bombas. E o coronavirus chegou neste contexto. Assim meus livros são como bálsamos para a alma, para o cansaço diário e todas as formas de opressão neste mundo crítico e voraz. Falo de esperança, de amor, de amizade, de beleza, de sentimentos, de ética, de um ser humano melhor. A inocência dos textos funde-se a conceitos filosóficos que fazem parte do patrimônio da humanidade. Partilho com o leitor as minhas descobertas e desconcertos diante da vida, divido certezas, choro pelas perdas em poemas e memórias resgatando saudades, e deixo claro a presença da magia da vida. Em Reflexões a Vida é preciosa procuro me desapegar da forma para desnudar o íntimo, criando a estética da essência, incentivando a buscar o caminho do autoconhecimento, da sabedoria, da verdade.

De onde vem sua inspiração?

Minha inspiração vem da magia da vida, da natureza exuberante nos servindo, da certeza do um ser humano pleno, virtuoso, bom que está em cada um de nós e fará um mundo melhor, vem de um sentimento amoroso pela beleza contida em todas as coisas.

Qual sua opinião de uma obra para conquistar seus leitores?

O espaço existente entre as palavras que formam o texto é o lugar onde acontece o diálogo entre o leitor e o escritor. É aí que a imaginação reconhece sua própria história e, em diálogo com o texto, tornam-se possíveis encontros definitivos. Toda palavra é poética e prosa e poesia são pequenas dádivas que, quando deixam marcas no coração, tocam a alma e o milagre acontece. De textos transformam-se em narrativas com o leitor, com linguagem viva que criam asas e ultrapassam o tempo e o espaço. E o leitor voa com a imaginação da narrativa dinâmica, retirando ensinamentos, aprendizagens, sentimentos, compartilhando seu ser unificado com o do escritor. Esta é uma verdadeira conquista.

Qual o seu ritual no processo de criação dos seus textos?

Não há ritual. A inspiração vem e o texto aflora e nasce como uma borboleta saindo do casulo e cria asas e voa para o leitor. Prefiro o silencio no momento da escrita, escrevo como sentimento, com o espírito em essência manifestando na existência.

Quanto tempo você leva para escrever um livro?

O que é o tempo no contexto de um livro? A sabedoria contida nas páginas de um livro ultrapassa qualquer medida de tempo e espaço. Uns levam mais tempo para nascerem, outros menos. Re-Versos, que é escrito em parábolas, eu o escrevi em 4 dias numa viagem à Campinas! Transversos é o volume dois e ainda não está pronto.

Como seus defeitos interferem no que você escreve?

O livro reflete o autor com suas perfeições e imperfeições, com seus encontros e desencontros, com seus encantos e desencantos.

Você aprendeu algo com alguma crítica? Se aprendeu, isso mudou seu jeito de escrever?

Sempre aprendemos algo, viver é um constante aprendizado. Sábio é aquele que está aberto a aprender. Aprender é crescer. Como disse o sábio Sócrates: “Só sei que nada sei”.

Você convive fraternalmente com alguém que, em público ou particular, declarou não gostar dos livros que você escreveu?

Não recebi críticas negativas, mas não tenho a pretensão de agradar a todos. Tenho sim a vontade de despertar o amor no outro para que possa experienciar a vida como um milagre, uma dádiva, uma grande aventura e uma bela passagem.

Como você percebeu esta sua vontade e entendeu que seu destino era ser escritora?

Sempre gostei de escrever, mas percebi que minha escrita fazia as pessoas refletirem, chorarem, levantava emoção e percebi que minhas palavras escritas carregavam sentimentos verdadeiros, energia positiva e falavam diretamente com o espírito do leitor, afetando-o de alguma maneira positiva e isto determinou meu caminho.

Qual será seu próximo livro?

Tenho dois livros quase prontos: Sensibilidade e Trans-Versos. Estou escrevendo Coragem que é um romance, uma autobiografia. Estou também escrevendo para o livro de um amigo que quer meu relato feminino num conto: O lado oculto da lua. E estou esboçando meu livro especial: Verdade que é mais filosófico e meu livro mais importante.

Três coisas que ainda estão na sua lista de desejos?

Tocar piano, aprender outra língua, viajar, dançar, enfim viver! Meus desejos são infindáveis, gostaria de viver 200 anos para experienciar tudo o que desejo!

Quem você diria que são seus antepassados literários - aqueles de quem você aprendeu mais?

Adoro os filósofos dentre os pré-Socráticos amo Pitágoras. E Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Espinosa, Hegel e muitos outros contemporâneos. Dos filósofos e escritores brasileiros são inúmeros os nomes, mas adoro Clarice Lispector, Cecília Meireles, Cora Coralina, Padre Henrique Vaz, Paulo Freire, e muitos outros.

Qual best seller você gostaria de chamar de seu?

Quixote da Mancha de Miguel de Cervantes é o best seller de minha preferência. Meu nome Dulcinea foi inspirado na bela Dulcinea amada de D. Quixote.

Qual o melhor treino intelectual para quem quer ser escritor?

Ler muito, sentir, sentir, sentir. Deixar fluir o ser interior que habita cada um de nós.

Quais foram seus livros publicados até agora?

Re-Versos: Reflexões sobre a grande aventura de viver e amar. Escrito em parábolas e metáforas, expressa a experiencia de vida como fragmentos de um espelho onde em cada um deles podemos nos enxergar por inteiro. Pequenos Grandes Segredos: Com textos, simples e singelos, abordam temas sobre a experiencia humana de viver e deixa mensagens de amor com otimismo para fazermos uma caminhada harmônica e feliz pela vida.

Reflexões a Vida é Preciosa: Aborda temas para valorizar a vida como uma dádiva e um milagre que não poderá ser repetido. Deixa mensagens otimistas sobre o bem viver e mostra como a vida pode ser uma experiencia de amor e paz.

O que seus textos trazem como inspiração para outras pessoas?

Meus textos procuram resgatar no ser humano o verdadeiro sentido da existência, a alegria de viver, resgatar a beleza interior, a forma de experienciar a divindade contida em todas as coisas e amá-las intensamente. Procuro mostrar que viver é um milagre, uma dádiva e que o pensamento, as palavras e os sentimentos positivos interferem na vida. Peço que abram os olhos para enxergar as belezas que a natureza nos proporciona, que cultivem no coração o amor, o perdão e a compreensão. E, como diz Clarice Lispector: “Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”.

Qual a importância da capa do livro para você?

A capa do livro, o título de cada texto, são importantes no livro. Eles interagem com o texto e se completam. Um entra no outro e formam assim uma unidade na diversidade, dando maior compreensão, dando um sentido maior a narrativa.

Cita o melhor momento da sua carreira como escritora até agora?

Sou odontogeriatra e trabalho com pacientes idosos. Certa vez uma idosa pediu-me para autografar um livro para seu neto adolescente rebelde, dizendo que aquele livro iria mudar a vida dele para melhor. Isto trouxe-me muita emoção pela fé embutida nas palavras do livro que poderiam curar.

Foto lançamento livro Reflexões

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Top News