Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/08/2021 as 10:30am

Coluna Light Up by David Faria

As Chinesices do Ó A fachada simples que esconde tesouros decoracao com motivos...

  • As Chinesices do Ó
A fachada simples que esconde tesouros
decoracao com motivos orientais
o esplêndido interior

Várias são as teorias, contudo sem registros, restam os mistérios que envolvem a decoração da Capela de Nossa Senhora do Ó na cidade de Sabará, região metropolitana da capital Mineira.

Construída entre os anos de 1717 e 1720 deve-se aos fiéis de Nossa Senhora da Expectação sua execução na região conhecida à época do ciclo do ouro como Sabarabuçu, onde foi fundado o arraial velho de Sabará no ano de 1700 pelo Bandeirante Borba Gato.

Uma das mais antigas igrejas mineiras, tem uma estrutura pequena e simples, com uma fachada pouco atrativa, porem um interior ricamente decorado, que tem atraído a atenção de importantes historiadores da arte, em razão, sobretudo, das chamadas chinesices.

Chinesice é o termo empregado para os trabalhos de pintores chineses que vieram nas naus portuguesas, provavelmente de Macau. Ao aportar no Brasil, alguns desses artistas procuraram trabalho nas igrejas - era a época do barroco no Brasil. A esses artistas chineses eram dados os arremates de painéis, rodapés de altares... Todavia, por ser trabalhos "de menor importância" ninguém vigiava, e esses chineses pintavam santos e anjos com olhos puxados, com características orientais. Até mesmo ideogramas, embora raros, costumam aparecer, sendo pois esta, uma das hipóteses para a decoração da Capela de Nossa senhora do Ó em Sabará.

Em outro viés, segundo estudo do arquiteto e pesquisador da arte mineira, Sylvio de Vasconcelos, a decoração do interior da capela foi inspirada na louça de Macau, largamente usada no Brasil naquela época, o que justificaria essa “orientlização” do acervo decorativo.

Independente das teorias que envolvem sua construção e decoração, a Capela de Nossa Senhora do Ó de Sabará é um dos mais importantes monumentos do período colonial brasileiro, marcado pelo estilo barroco acrescido desta “orientalizacao” misteriosa. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e é nas palavras de Sylvio de Vasconcelos "o próprio ouro das Minas. Por fora, cascalho rude; por dentro o mais valioso metal. Por fora posta em modéstias; por dentro esplendendo em belezas".


  • Um pequeno ensaio sobre a Arte

A designação do termo Arte vem do latim Ars, que significa habilidade. É definida como uma atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. Geralmente a arte é um reflexo da época e cultura vivida.

Pode ser encontrada em todo o lugar , uma vez que trata - se de uma forma de comunicação por meio de expressões artísticas e culturais. Assim sendo, uma ambiente propício para a visualização de artes é o museu, onde pode - se ver pinturas, esculturas e obras de artes de várias gerações.

A arte é um tipo de comunicação que acompanha a humanidade desde os primórdios. Já na época das cavernas os seres humanos se comunicavam por meio dela, a chamada arte rupestre.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

A Arte é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e mudar o Mundo. Mas a Arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente." - É a capacidade que o Homem possuí de produzir objetos ou realizar ações com as quais possa expressar ideias, sentimentos ou emoções estéticas.


Você Sabia?

Picasso e a Mona Lisa

A dona do sorriso mais enigmático e famoso do mundo a Mona Lisa (La Gioconda, em italiano), eternizada por Leonardo da Vinci, foi roubada do Museu do Louvre, em 1911. Foram dois anos de sumiço e, durante as investigações, o pintor espanhol Pablo Picasso e seu amigo, o escritor Guillaume Apollinaire, que chegou a ser preso, estavam entre os suspeitos. Em 1913, o "roubo do século" finalmente foi desvendado: o ladrão era o italiano Vincenzo Peruggia, ex-funcionário do Louvre. O quadro foi recuperado quando ele o entregava a um vendedor de antiguidades em Florença, na Itália.


Para Refletir

Save The Date

No Próximo dia 06 de agosto, o Ajê Bistro Bar, reduto cultural e gastronômico da capital Mineira, recebe um novo Menu, inspirado na região Norte de Minas Gerais: O Vale do Jequitinhonha. Na ocasião será também a abertura da exposição: “Vale do Jequitinhonha, sabores, cores e flores” uma coletiva de renomados artistas plásticos mineiros, com a participação especial da consagrada Yara Tupynambá. Sob curadoria de Fátima Mirandda a exposição ficará em cartaz até 07 de outubro de 2021. Informações em @ajebistrobar.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Top News