Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/08/2021 as 4:30pm

Coluna Uiara Zagolin

Imagem pessoal, maturidade e ageísmo em 2021 Envelhecer ainda é um tabu para muitas mulheres....

Imagem pessoal, maturidade e ageísmo em 2021

Envelhecer ainda é um tabu para muitas mulheres. Deixar ou não cabelos grisalhos, ter ou não estilo próprio, vestir-se de acordo com a idade e seguir ou não tendências de moda, eis as questões. Manter-se ativa no mercado de trabalho, aproveitar a vida após o casamento dos filhos, da viuvez e da separação, são alguns dos questionamentos que cercam a vida de uma mulher madura, em busca da plenitude e na realização dos seus diversos papéis sociais de mãe, esposa, empreendedora, dentre outros.

A AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem - é a maior associação de profissionais de Consultoria de Imagem do mundo, presente em mais de 55 países. Fundada em 1990 nos Estados Unidos, a AICI é uma organização sem fins lucrativos voltada a elevar o nível de profissionalismo e de credibilidade, aumentando o reconhecimento dos consultores de imagem ao redor do mundo. Os membros da AICI assessoram pessoas e empresas quanto aos três pilares da imagem: aparência, comportamento e habilidades de comunicação.

Você conhece os termos age shaming (vergonha da idade) e ageísmo? Age Shaming faz referência à conhecida regra de etiqueta de que nunca se deve perguntar a idade de uma mulher, pelo sentimento de desconforto que essa simples pergunta pode trazer para a maioria de nós. Então, a vergonha de acordo com Brené Brown, pesquisadora americana da Universidade de Houston, que ficou famosa por falar sobre o tema, “é um sentimento intenso ou crença de que somos imperfeitos e, portanto, podemos ser excluídos ou deixar de ser amados”. Já o ageísmo significa um tipo de atitude e de pensamento “que é toda forma de estereótipo, preconceito e discriminação baseado em idade”

Com a pandemia, observamos que alguns desses tabus foram quebrados, como por exemplo o de deixar cabelos naturalmente grisalhos e enfrentar sem medo essa transição, que até pouco tempo era considerada sinônimo de desleixo. Mulheres como Valeria Rossatti (45) e Glória Pires (57 anos) se tornaram notícia e serviram de fonte de inspiração para muitas mulheres ao concretizarem a transformação capilar dos cabelos tingidos para os completamente grisalhos. Por outro lado, muitas ainda são as barreiras a serem derrubadas pelas mulheres, como a própria aceitação do envelhecimento, o que não significa ter que deixar de lado o autocuidado, a busca por saúde e bem-estar e com certeza o cuidado com a imagem.

Há alguns anos estamos observando a indústria da moda fazendo um movimento de inclusão e diversidade nas passarelas e na criação de seus produtos. São temas que foram trazidos para esse cenário gerando discussões a respeito de imagem, beleza e estilo. Estes assuntos estão cada vez mais voltados para a aceitação de corpos, idades, etnias e orientação sexual de seus atores e consumidores, em um universo predominantemente dominado por padrões e estereótipos rigorosos e que causavam a ausência de identificação por parte do público, que acompanhava os seus ditames sem, contudo, conseguir uma total identificação com o que era apresentado. 

À medida que envelhecemos vamos nos conhecendo mais, fica mais fácil identificar nossos gostos pessoais, nosso estilo, trabalhar melhor a autoimagem e a autoconfiança. Além disso, a longevidade tem impactado diretamente em uma mudança de mentalidade. Costuma-se dizer que os trinta anos de idade são os novos vinte, os quarenta anos os novos trinta, os cinquenta anos os novos quarenta e assim por diante. Isso se deve, aos avanços nos campos tecnológico, da medicina e da estética que difundiram o acesso a serviços e informações, trouxeram a inserção de uma geração de mulheres a partir dos cinquenta anos em espaços há décadas não ocupados e a possibilidade de viver melhor e com mais saúde.

Trata-se de uma geração de mulheres – as chamadas 50+, que não se submetem a serem apenas mães e avós tradicionais. Essas mulheres estão empreendendo, estão inseridas no mercado de trabalho, estão preocupadas com a sua própria imagem e ansiosas por se reinventarem, sendo a Consultoria de Imagem uma excelente ferramenta para o atendimento desse anseio

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Top News