Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/09/2021 as 9:30pm

Coluna Flavianny Marques

COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DE UMA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR E O QUE FAZER A intolerância...

Coluna Flavianny Marques Coluna Flavianny Marques

COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DE UMA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR E O QUE FAZER

A intolerância alimentar consiste na ocorrência de um conjunto de reações adversas aos alimentos, como problemas intestinais, respiratórios, surgimento de manchas e coceira na pele. Apesar dos sintomas serem semelhantes, a intolerância alimentar é diferente da alergia alimentar, porque na alergia há também uma reação do sistema imunológico com formação de anticorpos, o que pode causar sintomas mais graves que na intolerância alimentar.

Os tipos de intolerância alimentar mais comuns são a intolerância aos hidratos de carbono, intolerância às aminas biogênicas e a intolerância aos aditivos alimentares. A gestão da intolerância alimentar consiste em avaliar os sintomas e identificar, retirar e tentar reintroduzir lentamente o alimento que o organismo não é capaz de digerir, da seguinte forma:

  1. Ficar atento aos sintomas: Deve-se ficar atento aos sintomas e perceber se aparecem após a ingestão de algum alimento específico. Os principais sintomas de intolerância alimentar são: Dor abdominal; Náuseas; Vômitos; Diarreia; Gases; Coceira no corpo; Manchas vermelhas na pele; Tosse. Esses sintomas podem aparecer logo após a ingestão do alimento ou até 24h depois, sendo que a sua intensidade varia de acordo com a quantidade de alimento que foi consumido. É importante saber que os sintomas da alergia alimentar ocorrem mais rapidamente e são mais graves que os da intolerância, podendo também causar sintomas como rinite, asma e fezes com sangue.
  2. Identificar o alimento causador da intolerância: Também é importante tentar identificar qual o alimento que está causando os sintomas da intolerância alimentar. Os alimentos mais prováveis de causar intolerância ou alergia alimentar são o ovo, leite, crustáceos, glúten, chocolate, amendoim, nozes, tomate e morango. Além disso, os conservantes e corantes utilizados em produtos industrializados como peixe em conserva e iogurtes também podem causar intolerância alimentar.
  3. Retirar o alimento da dieta: Para evitar uma intolerância alimentar, depois de identificar o alimento que o organismo não é capaz de ingerir, deve-se eliminar esse alimento da dieta e verificar se há melhoria dos sintomas. Depois disso, se recomendado pelo médico, pode-se tentar reintroduzir novamente o alimento na dieta, lentamente e em pequenas quantidades, para verificar se os sintomas voltam a aparecer.

Para confirmar a presença da intolerância alimentar, deve-se fazer exames de forma a perceber qual o alimento que o organismo não está a conseguir processar e saber distinguir se é uma intolerância ou uma alergia alimentar.

Flavianny Marques


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Top News