Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/09/2021 as 11:30am

Reprodução Assistida é nome de evento promovido pela Clínica Horizontes

Para debater o tema “Reprodução Assistida: Sujeitos, Parentalidades, Desejos e Fantasias”,...

Para debater o tema “Reprodução Assistida: Sujeitos, Parentalidades, Desejos e Fantasias”, o Grupo de Estudos de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados do RS promoverá uma live especial na próxima quinta-feira, dia 09/09, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do IARGS, a partir das 20h. A saudação será feita pela Diretora do Grupo, Drª Liane Besttti, às psicólogas e psicanalistas, Renata Viola Vives (Clínica Horizontes) e Patrícia Gramacho. A mediação será feita pela assessora de imprensa do IARGS, Terezinha Tarcitano.

Esta live será uma prévia do curso on-line que será oferecido pelo Instituto de Ensino Horizontes, com o apoio do IARGS e da Revista Evolução- Reprodução Humana, sobre a mesma temática, dois dias depois, em 11 de setembro, a partir das 9h.

De acordo com uma das psicólogas clínicas da Clínica Horizontes, Renata Viola Vives, os avanços tecnológicos na área da reprodução têm levantando diversos questionamentos bioéticos, morais e no que se refere às subjetividades dos indivíduos envolvidos em todo o processo. Para ela, é necessário e urgente se pensar os indivíduos frutos das novas tecnologias, das novas parentalidades. “Vamos discutir sobre o bebê, os pais, a doação de gametas e o congelamento de embriões”, explicou.

A Psicóloga Especialista em Psicologia da Reprodução Humana, pelo Instituto Suassuna (GO), Flávia Giacon, que auxilia na organização do evento, ressalta que a Reprodução Humana Assistida quebra paradigmas, abre um leque de opções e possibilidades, nem sempre acessíveis, mas, ao mesmo tempo, impõe algumas condições e desafios a estes pacientes. Abarca um universo em constante transformação, a ser observado com ética e responsabilidade por todos profissionais. “É importante amplificar a reflexão sobre vários subtemas dentro da Reprodução Assistida, sobre possibilidades, desafios para os pacientes e também para os profissionais”, afirmou, destacando que a Psicanálise surge para contribuir a esta ampliação da reflexão e debate.

Programação:

9h: Psiquiatra Infantil Sarah Bydlowski

Tema: A nova paternidade. Vínculos Iniciais. Premissas do Mundo Interno nas Crianças

11h: Psicóloga Clínica Regina Bayo-Borrás

Tema: Édipo Frankenstein: Quando desejo, Sexualidade, Genética e Técnicas de Reprodução Assistida Concebem Novas Fantasmáticas Subjetivas.

14h: Psicóloga e psicanalista Simone Perelson

Tema: Doação e Recepção de Gametas, DOM – Desejos e Fantasias

16h: Membro titular da Associação Psicanalítica da Argentina Patrícia Alkolombre

Tema: “Reflexões Psicanalistas sobre a Gestação de Substituição”

Para mais informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/reproducao-assistida-sujeitos-parentalidades-desejos-e-fantasias__1267535

 

Terezinha Tarcitano

Assessora de Imprensa

Top News