Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/09/2021 as 7:30pm

Coluna Light Up by David Faria

Centenário de Clarice Lispector celebrado em exposição de arte O idealizador e curador...

Centenário de Clarice Lispector celebrado em exposição de arte

O idealizador e curador Luiz Otávio Brandão.
A artista plástica Fatima Mirandda com sua bela Obra sobre Clarice.

“Não lembro mais qual foi nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser”, seja talvez a frase que mais identifique meu início com Clarice. A idade certamente não me recordo, mas à memória vem um livro de capa dura vermelha e lombadas douradas, que julguei ser o mais elegante que até então conhecia.

Certa vez, de posse do livro cujo nome era “A Paixão segundo G.H.” escutei um comentário jocoso e desagradável sobre seu título ... “A Paixão segundo gays e homossexuais” e naquele momento que passava, de crise existencial e psicológica, tal qual a própria literatura “clariciana”, achei por bem abandona-lo, porém já havia me identificado com a autora e seria impossível fazer o mesmo que fiz com o livro.

Clarice Lispector pertence à terceira fase do movimento modernista e imprimiu em suas obras uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva, com mergulhos no pensamento e na condição humana.

Seu trabalho traz como características elementos como o fluxo de consciência, monólogo interior e a ruptura com o enredo factual. Outra marca de sua literatura é o uso da epifania - momentos em que algum dos personagens passam por uma revelação ou uma tomada de consciência diante de um fato do cotidiano.

Pela imprensa, Clarice Lispector já foi chamada de "bruxa", "exótica" e "misteriosa". Trabalhou como jornalista até 1975, passando por revistas e jornais nacionalmente conhecidos, escrevendo crônicas e colunas. A autora faleceu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, um dia antes de completar 57 anos.

Em 2020, comemorou-se o centenário do nascimento de Clarice Lispector, porém seu legado é celebrado continuamente e foi o tema da exposição idealizada pela festejado promotor das artes Luiz Otávio Brandão, cuja abertura ocorreu na última quarta feira, em uma noite de puros prazeres visuais e auditivos.


A Beleza das Safiras

Tiara em Safiras e Brilhantes que pertenceu a família Napoleão.
A anel de Safira e diamante da imperatriz Josefine.
O anel de safira da Princesa Diana hoje de Kate Middleton.

A safira começou a ser extraída por volta de 800 a.C., no antigo Ceilão, hoje, conhecido como Sri Lanka. Seu nome vem do grego sappheiros, que significa pedra azul. Outras fontes dizem que a palavra derivou da associação da pedra com o planeta Saturno, do sânscrito, sanipriya: sani (Saturno) + priya (precioso).

De acordo com uma lenda da mitologia grega, Helena de Troia possuía uma enorme safira com asterismo (star sapphire), que acreditavam ser a chave da beleza e poder de sedução da rainha, considerada a mulher mais bela do mundo, nos escritos de Homero. O famoso anel do Rei Salomão (1000-931 a.C.) era lendário por carregar uma safira com uma inscrição que lhe dava poderes divinos.

A safira foi muito utilizada nas vestes de clérigos por séculos. Para eles, a safira simbolizava o céu: o paraíso.

A gema também é muito ligada à realeza. Safiras e joias de safira fazem parte de coleções de coroas de diversos reinos e impérios. Entre elas, a gigantesca Le Grand Saphir de Louis XIV, adquirida pelo próprio rei em 1669.

A pedra também é muito associada ao amor eterno. Napoleão Bonaparte, por exemplo, deu à Josefina, em 1796, um belo anel de noivado com duas pedras preciosas: uma safira e um diamante, ambas na lapidação gota.

Essa associação com o amor foi reforçada em 1981, quando o Príncipe Charles presenteou Lady Diana com um belo anel de noivado de safira azul com diamantes. Esse mesmo anel foi dado à Kate Middleton como presente de noivado pelo Príncipe William, filho de Lady Diana e do Príncipe Charles. A joia em ouro 18k possui uma safira de 12 quilates, rodeada por 14 diamantes.

Com uma história tão vasta, não é de se admirar que a safira, ainda hoje, seja uma das pedras mais cobiçadas e utilizadas para criar joias finas. 


Você Sabia?

Em BH, todas as ruas trocam de nome ao cruzar com a Avenida do Contorno, exceto a Rua Itajubá. A rua em questão fica no Bairro Floresta, região Leste da capital mineira.


Para Refletir

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

 

Top News