Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/09/2021 as 9:00pm

Coluna Wendel Stein

AUDIOVISUAL UM CINEASTA QUE TRANSFORMOU O COMUM EM MÁGICA                ...

AUDIOVISUAL

UM CINEASTA QUE TRANSFORMOU O COMUM EM MÁGICA

                Álvaro Joan Ramos Barbosa é um gaúcho que firmou raízes em Paulínia, uma pequena cidade no interior de São Paulo. Fez de quase tudo na vida, foi jornalista, com bacharelado, funcionário de posto de gasolina e vendedor de produtos alimentícios, uma das atividades que exerce até hoje.

            Seria uma vida simples, equilibrada e quase monótona, se não fosse sua paixão pelo cinema e pela literatura. Ele era um apaixonado pelo livro, e por consequência o filme dos anos 80 “O Tempo e O Vento “ de Érico Verissimo. A partir da descoberta do livro ele sempre teve vontade de contar suas próprias histórias, seja escrita ou através de filmes. Seu avô contava causos sobre lendas e assombrações, inclusive a história de um certo Danda, (que era o próprio avô) que saia pelo mundão afora em busca de aventuras.

            Com toda essa bagagem, a mente de Álvaro fervilhava de ideias, então criou um personagem com elementos metade realidade e metade ficção, surgia Danda, “o Mão pelada”. Danda era um cavaleiro de roupa e capa preta, que montado em seu cavalo andava nos quatro cantos do Brasil, enfrentando assombrações e criaturas do folclore brasileiro, desfazendo mandigas e feitiçarias. Então o personagem ficou famoso no Brasil e fazendeiros e comunidades o contratavam para as mais incríveis e perigosas missões.

            O primeiro filme, em curta-metragem, foi feito nos anos 80, com aquelas gigantescas câmeras de VHS que tinham que ser ligadas a videocassetes. E depois daquele feito, Álvaro nunca mais parou, e seus próximos filmes foram evoluindo em roteiro, direção e aspectos técnicos, assim como a própria tecnologia de captação, VHS, Mini DV, Digital, Full HD, Full HD 3D e enfim, 4K.

            Nos anos seguintes vieram outros filmes, “Danda e o mato da mulata”, “Danda e a Sacizaiada”, “Pena da Velhinha”, e então seu maior desafio, e que tomou 4 anos de trabalho, “Danda, “o mão pelada” e a Uiara 3D”, um longa-metragem gravado em vários cantos do Brasil, filmado em alta definição e em equipamento 3D. O filme teve trilha original, grandes atores amadores e profissionais e muito suor. O filme teve sua estreia de gala no Shopping parque Plaza em Campinas-SP, com a presença de grande público e várias autoridades.

            As aventuras de Danda no cinema atraiu muito a atenção das crianças, e Álvaro deu continuidade aos seus filmes sempre com a pegada infanto-juvenil.  Seu mais novo trabalho, Danda, “o mão pelada” e os ensinamentos da Linhagem, retoma o personagem, mas em forma de criança. Um pequeno Danda, que precisa passar por provações e desafios para se transformar no herdeiro da linhagem.

            Sua obra cinematográfica é tão importante que seu personagem, Danda rompeu a barreira do cinema e saiu e quadrinhos, e mais recentemente, em 2021 foi a vez do mundo literário, só que nas mãos do colunista que aqui escreve, recriar Danda, mas em um formato mais dark, Trash e para o público adulto, surgia o impiedoso, “Danda, o Capa Preta”, sucesso de vendas na plataforma digital Amazon, com o título “Danda, o Capa Preta e a Maldição de Scofield”.

            Ainda bem, que pessoa comum como o Álvaro, apesar de todas as dificuldades e desafios da vida, conseguiu encontrar tempo, para desenvolver personagens como este e levar para as telas. Com suas produções, pessoas de todas as idades, podem mergulhar em um mundo de fantasia, magia e com elementos 100% brasileiros e se divertir. Vida longa a produção de cinema nacional. Viva Danda, “o mão pelada”.

 

Wendell Stein é cineastas, escritor e jornalista. É colunista do jornal Brazilian Times. – E-mail wendellstein@me.com

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

 

Top News