Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/09/2021 as 11:30am

Coluna Saúde da Mulher

Liberdade Financeira - Consumidor Inteligente x Escravos do Consumo O consumo desenfreado...

Liberdade Financeira - Consumidor Inteligente x Escravos do Consumo

O consumo desenfreado ganhou uma proporção ainda maior após o início da era digital, pois com a facilidade de receber um produto no conforto de casa, o acesso ininterrupto às lojas digitais, o aumento do poder aquisitivo, além dos bombardeios de anúncios extremamente atraentes favorecem o escravizamento do consumo. Mesmo assim, como é possível consumir de forma inteligente de maneira a conquistar a liberdade financeira?

 

As diferenças do consumidor inteligente do escravo do consumismo.

Para entender melhor o que está por detrás dos hábitos da maioria dos consumidores sugiro que faça uma avaliação rápida para identificar a sua realidade atual para depois poder analisar quais são as áreas que você  pode melhorar, mas é claro, se seu objetivo é poder se tornar livre financeiramente.

Lembrando que essa é uma série sobre Liberdade Financeira da Plataforma Digital Feminina, que iniciou a cerca de quatro semanas atrás buscando levar você  leitora, seja empreendedora ou não, a desenvolver habilidades para alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Antes de mais nada, como você  identifica o seu estado financeiro atual? Você sabe exatamente como viver de forma a desfrutar da vida em todos os aspectos sem ter que depender de ninguém?

Você  possui uma base financeira planejada para realizar tudo que deseja até o fim dos seus dias?

Ou você ainda não começou a determinar como você  vai alcançar seus sonhos através de recursos financeiros?

Lembrando que nascemos livres e fomos feitas para sermos livres, porém ao longo dos anos somos ensinadas a não pensar “fora da caixinha”. Fomos ensinadas a crescer, estudar, trabalhar, mas não fomos ensinadas a poupar, investir e conquistar. Tradicionalmente nas escolas fomos ensinadas a abafar os nossos pensamentos e com isso fomos levadas a não questionarmos o “sistema” e poder dar direito ao pensamento crítico, ou seja, será que existe uma maneira de manter a nossa liberdade verdadeiramente?

Na época da escola, ao menos na minha época, éramos obrigadas a decorar a bendita tabuada e a resolver fórmulas terríveis que não faziam o menor sentido. Será que se ao menos soubéssemos que solucionar uma equação seria muito mais simples do que nos “virar nos trinta” para dar conta de tantos compromissos financeiros ao longo da vida, sem contar de ter que encarar a necessidade de se preparar para poder envelhecer com segurança, não teríamos agido de forma diferente? Se  pudéssemos voltar no tempo depois de anos de experiência de vida, imploraríamos aqueles que foram nossos mestres para que nos ensinasse a como vencer os desafios financeiros. Mas a verdade é que eles também não aprenderam nas escolas as ferramentas necessárias que os ajudassem a conquistar a liberdade financeira.

Se não podemos mudar o passado, podemos revolucionar o nosso futuro agora, pois o que nos resta é o presente. Por isso faça uma avaliação da sua realidade atual respondendo as perguntas que vão estar no website da PDF.

Para compreender melhor as diferenças entre o perfil do consumidor inteligente e do escravo do consumismo e assim poder reavaliar a nossa forma de viver, segue algumas comparações.

1. Consumidor inteligente - conhece sua real necessidade x Escravo do Consumo - desconhece a diferença entre necessidade e desejo.

2 . Consumidor inteligente - faz das dívidas um mecanismo de investimento, além de saber quando elas terminam x Escravo do consumo - faz das dívidas sua companheira inseparável e não sabe como se livrar das mesmas.

3. Consumidor inteligente - reconhece suas fraquezas e por isso se orienta com um profissional e busca fortalecer o conhecimento sobre o assunto x Escravo do consumo - é especialista em dar desculpa , vive culpando a tudo e a todos além de fazer novas dívidas se perdendo na bola de neve.

4. Consumidor inteligente - mantém o hábito do consumo consciente comprando o que realmente precisa e planeja como utilizar bem o dinheiro para atividades de lazer e entretenimento x Escravo do consumo - não resite uma “boa oferta” mesmo que não tenha a menor necessidade, gasta tudo que tem e não se preocupa em economizar.

5. Consumidor inteligente - é fiel ao orçamento e sabe esperar o momento certo para gastar o seu dinheiro x Escravo do consumo - não possui autocontrole e não sabe quanto entra e quanto sai da conta bancária.

6. Consumidor inteligente - aprende a planejar e investir utilizando de diversas formas de investimentos, como: renda passiva, mercado de ações e etc… x Escravo do consumo - crítica quem investe de forma segura e é "alvo facil" para cair nas armadilhas financeiras.

7. Consumidor inteligente - planeja sua aposentadoria para curtir o que merece depois de anos de trabalho e dedicação x Escravo do consumo - um excelente candidato a se tornar mais um dependente do governo, dos familiares ou até mesmo de estranhos.

Para desfrutar da liberdade financeira primeiro é fundamental mudar a forma de pensar sobre a relação com o dinheiro de maneira a ser servido por ele e não viver como escravo. Fica então a dica para que você venha fazer uma reflexão do seu estado atual e assim poder buscar novas maneiras para transformar a sua vida. Pessoas que possuem controle das emoções normalmente estão mais aptas a fazerem melhores escolhas. Procure descobrir caminhos que possam levar você  a ser livre financeiramente. Compartilhe esse texto e acompanhe as próximas semanas.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News