Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/09/2021 as 11:00am

Coluna Arilda Costa

UM AUTOR BRASILEIRO NOS ESTADOS UNIDOS - HAROLDO BARBOSA FILHO O escritor Haroldo Barbosa ...

UM AUTOR BRASILEIRO NOS ESTADOS UNIDOS - HAROLDO BARBOSA FILHO

O escritor Haroldo Barbosa

No artigo de hoje, quero destacar um escritor e poeta brasileiro que, pouco a pouco, abre seu espaço nos Estados Unidos.

Estou falando de Haroldo Barbosa Filho, um jornalista e publicitário que, há alguns anos, decidiu dar ouvidos ao seu coração e passar a se expressar da forma que realmente gosta, através dos livros.

Nascido em uma pequena cidade do interior do estado de São Paulo, Jardinópolis, Haroldo atuou como redator em diversas agências de publicidade da capital e, hoje, é articulista do portal jornalístico "Em Notícia".

A literatura, no entanto, sempre foi seu grande sonho, algo que começou a tomar forma em 2004, quando lançou "Milagres Acontecem" e, em seguida, uma obra de sociologia intitulada "Se eu consigo, você consegue", ambas pela Editora Vozes.

Depois, passou a se dedicar a dois gêneros de sua predileção, a literatura infanto-juvenil e a poesia, encontrando definitivamente seu caminho. Com contos e participação em coletâneas poéticas, publicou por Edições Loyola, Litteris, Scortecci Editora e Editora Cuore.

Entre suas distinções, está o Prêmio Canon de Literatura, em 2014. Por outro lado, com o selo da Editora Cuore, seu livro "Yamiuna" tornou-se bastante conhecido no Brasil, sendo adotado por várias escolas públicas e privadas do ensino fundamental.

Um rápido bate-papo com o autor:

Segundo Haroldo Barbosa Filho, "há certas facilidades para quem decide publicar um livro como, por exemplo, os portais independentes. No entanto, fazer parte da estante da "alta literatura" é muito complicado no mundo inteiro. No Brasil, então, isso é ainda mais difícil, pois o país não é pródigo em leitores".

Mesmo assim, ele se coloca como "um teimoso", alguém que está inteiramente voltado para aquecer corações com sua poesia e incentivar a leitura por parte dos jovens: "Acredito na literatura como ferramenta fundamental para a educação e formação de seres capazes, independentes e, sobretudo, livres."

E, sobre as dificuldades, ele completa: "Nada é fácil, especialmente quando se entra em uma vereda tão idealista. Mas, com persistência e apoio, é possível conquistar uma oportunidade. Por este motivo, estou colocando duas obras à apreciação dos leitores norte-americanos, uma infantil e outra poética. Caso esses leitores as aprovem, tenho certeza que o Sol se abrirá mais e mais para minha literatura em nível internacional. Isso é tudo o que almejo: a apreciação e, se minha literatura merecer, o incentivo sob a forma de recomendações".

As obras que também estão nos Estados Unidos são:

- "Brief Words/Breves Palavras", conjunto de poemas publicados de forma bilíngue, em inglês e português.

- E "Stories for us to read while we grow up", livro de contos infantis (que também possui uma versão em português, intitulada "Histórias pra gente ler enquanto cresce").

Ambos os livros estão disponíveis nos sites da Amazon e da Barnes and Noble Bookstore. Projetos futuros.

Quando perguntado sobre isso, Haroldo Barbosa Filho abre um sorriso, assumindo um semblante esperançoso, típico de um sonhador.

"De fato, uma editora está preparando o relançamento de um de meus títulos em inglês. Da mesma forma, há uma boa expectativa de que outras obras sejam lançadas em nível internacional já em 2022. Certamente, novidades virão por aí. Apesar dos tempos difíceis, mantenho meu sonho de continuar sendo "descoberto", tanto no Brasil quanto nos EUA. Quem sabe, um dia possa abraçar pessoalmente os amigos brazucas/norte-americanos e, talvez, consolidar minha carreira sob a luz do farol de Portland, no tão admirável Maine... O Maine de Longfellow, Stephen King e tão bem retratado por Hopper..."


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

Top News