Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/10/2021 as 8:30pm

Coluna Inspiração

Responsabilidade afetiva Responsabilidade afetiva é quando você se responsabiliza pelo...

Responsabilidade afetiva

Responsabilidade afetiva é quando você se responsabiliza pelo sentimento e pelas expectativas que cria nos outros, independente da relação ser romântica ou não. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry, em que a raposa diz ao príncipe: “És responsável por aquilo que cativas”. 

No entanto, responsabilidade afetiva não é sobre reciprocidade, mas é questão de empatia. Empatia é saber entender a situação do próximo, sem julgamentos e com uma boa vontade sempre presente. Empatia é saber que a dor e a felicidade sempre serão únicas, nós nunca saberemos a real forma do outro sentir, mas podemos aceitar e entender.

A empatia é um sentimento capaz de trazer diversas mudanças positivas na vida de quem é impactado por ela. Por isso, espalhe esse sentimento por onde você for! Saiba compreender o outro, coloque-se no lugar de alguém e seja gentil! 

“Gentileza é como um pretinho básico, porque não tem como errar."

Você jamais será julgado mal por ser gentil, tampouco corre o risco de errar a mão e ser gentil demais. Gentileza é um ato que todos apreciam e almejam. Seja gentil ao próximo sempre, independentemente de quem ele for e de onde você estiver!

Já parou pra pensar como tudo está passando rápido demais e, algumas vezes não nos damos conta disso.

Sim, estamos vivendo tempos em que a tecnologia e a velocidade das coisas permitem que a gente troque qualquer coisa em questão de dias ou horas, e até círculos de amigos e relacionamentos estão sendo criados sem responsabilidade, como se em questão de poucos dias, começamos e terminamos namoros ou amizades.

Pessoas não são mercadoria! Não se compram em um supermercado onde você pode simplesmente adicionar ou descartar depois. As pessoas carregam histórias, traumas e planos, com sentimentos, expectativas, ligações e apegos, então tenha essa consciência. Pessoas precisam da nossa honestidade, então que tal ser mais humano?

Lembre-se que, enquanto sociedade, somos todos "um" e ao machucar o outro, você está, de certa forma, ferindo a si mesmo.

A pessoa responsável afetivamente deve ser ética, agir de acordo com a sua real intenção, sem manobras de poder deliberadas. Assim, responsabilidade afetiva nada mais é que ter consideração tanto com os próprios sentimentos e intenções quanto com os da outra pessoa, além de ter a capacidade de agir com clareza conforme esses sentimentos e intenções emergem.

E você, tem sido responsável emocionalmente consigo mesmo? Tem se dado o devido espaço? A responsabilidade não se trata apenas do outro, trata-se também de como você está cuidando do seu espaço interno. Seja honesto com seus sentimentos, não se prenda a pessoas tóxicas que te fazem mal, faça o que você sente que é o melhor para você e que te trará paz de espírito, mas lembre-se de ser claro com todos aqueles que estão ao seu redor. 

Ter consciência de si mesmo é a primeira prática a ser seguida por quem deseja se responsabilizar por qualquer coisa na vida. Quanto mais a pessoa se doa e tem um relacionamento saudável consigo mesma, mais ela consegue levar isso para fora, compreendendo seus processos e suas ações.

Para se curar, você não precisa ferir o outro. Seja responsável com todos e crie um mundo mais saudável.

 

Fiquem bem!

E até a próxima.

 

Top News