Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/10/2021 as 12:30pm

Coluna Saúde da Mulher

Liberdade Financeira - Dominando Melhor o Tempo e os GanhosDurante as últimas 6 semanas a...

Liberdade Financeira - Dominando Melhor o Tempo e os Ganhos
Durante as últimas 6 semanas a Coluna Saúde da Mulher trouxe uma reflexão sobre liberdade financeira, com objetivo de levar você leitora a entender melhor o conceito de algumas ferramentas sobre esse tema. Hoje vamos aprender como dominar o tempo e os ganhos e como estes devem ser agregados à mentalidade de quem deseja alcançar a liberdade financeira.

Tempo - muito mais precioso que o dinheiro
A frase “Tempo é dinheiro”, popularmente conhecida entre a cultura americana, afirma que o tempo é uma moeda de troca como se fosse possível negociar o tempo por uma quantia qualquer, ou quem sabe, infinita. Porém, se eu perguntasse a você agora se trocaria anos de sua vida por uma conta bancária de múltiplos dígitos, o que responderia? Se você tivesse que escolher entre viver todas as experiências que o dinheiro pode te proporcionar, sem ter que se preocupar com nada mas em troca você viveria somente vinte anos, você aceitaria? E se, além disso, você tivesse que escolher entre o dinheiro ao invés de ter contato com as pessoas que você ama para o resto de sua vida, você aceitaria?

Se tempo é dinheiro, porque então tantas pessoas que trabalham uma carga horária extensa não conseguem realizar a maioria das metas financeiras? Tempo é sim muito mais do que dinheiro, é vida. Tempo é basicamente tudo que temos para realizarmos durante toda nossa existência. O tempo de vida é finito e limitado apesar da humanidade estar superando os desafios da longevidade. Estamos vivendo mais, consumindo mais e aproveitando menos. Mas então quais são os motivos que levam alguém a continuar investindo todo seu tempo apenas para “ganhar mais”, “juntar mais” e “aproveitar menos”?

O conceito do novo rico
Se tempo não é dinheiro, como expandir a capacidade de gerenciar ou de administrar melhor o tempo de forma a poder desfrutar abundantemente tanto das riquezas naturais quanto as financeiras? Um ser livre não depende nem dos sistemas impostos nem dos conceitos pré-estabelecidos. O novo rico, ou a nova riqueza é um conceito recente que vem sendo observado por muitas pessoas, principalmente entre as novas gerações. Enquanto as gerações pós revolução industrial passaram a valorizar o tempo gasto no mercado de trabalho, hoje o que vem ganhando uma proporção cada vez maior é a busca por como maximizar o tempo através de ferramentas de gerenciamento de tempo, ganhos e gastos.

O novo rico não é aquele que simplesmente "ganha mais” ou junta fortunas, mas sabe aproveitar mais a vida pois invente melhor e de forma mais objetiva, tanto o tempo quanto os bens.

No livro Pai Pobre Pai Rico de Robert Kiyosaki and Sharon Lechter, o conceito do novo rico é apresentado resumidamente da seguinte forma:
1. Invista melhor - quem alcança liberdade financeira reconhece que saber investir é tão importante quanto saber vender ou comprar. Conhecer o mercado financeiro e poder contar com especialistas competentes faz toda diferença para quem deseja fortalecer e expandir os bens.

2. Controle de gastos - saiba como diferenciar os gastos fixos e os variáveis, gastos essenciais e supérfluos. Antes de conquistar a liberdade financeira você precisa avaliar como você tem gasto o que você ganha.

3. Aumentar os ganhos - os empreendedores mais conhecidos no mundo possuem mais de uma fonte de renda e por mais que a grande maioria sabe que o que significa “sobreviver de salário", ao longo dos anos, foram somando tanto o número de investimentos quanto o número de fontes de renda. Especialistas na área financeira aconselham a ter no mínimo três fontes de renda para poder alcançar uma melhor qualidade de vida. Muitas pessoas que possuíam apenas uma fonte de renda acabaram por desestabilizar-se ou quebrar durante a pandemia da Covid-19, devido à crise financeira mundial. Enquanto os que tinham mais de uma fonte de renda conseguiram administrar melhor as perdas devido às economias e outros recursos menos afetados pela crise.

Outro livro que se tornou um bestseller e que recomendo a leitura é As 4 Horas de Trabalho Semanal (The 4 Hour Work Week) de Timothy Ferriss que apresenta um estilo de vida revolucionário porém muito difícil de acreditar que seja possível alcançar. Alguns dos pontos básicos do livro são:

a) A maioria dos aposentados não desfrutam das expectativas que tinham sobre qualidade de vida pós-aposentadoria, enquanto o novo rico pratica várias mini aposentadorias, ou seja, estabelecem longos períodos de férias com maior frequência pois sabem que os recursos financeiros não dependem da atenção diária nem do esforço físico ou intelectual constante.

b) Valorizam a produtividade ao invés da ocupação - o segredo não é se manter ocupado mas sim maximizar a produtividade de forma objetiva.

c) Encaram os desafios ao invés de aguardarem o melhor momento para começar - sabe aquele sonho de empreender que você deixou escrito em um caderno dentro da gaveta? Está na hora de começar, pois não existe o melhor momento para iniciar um novo projeto.

d) Não dependem da permissão dos outros e não vivem pedindo perdão - quem trabalha para alguém normalmente sabe o que é depender da aprovação de uma ideia ou de um projeto. Reconhecer o seu valor e a preciosidade do seu tempo fortalece a maneira como você encara as objeções para não viver cedendo sempre ou abrindo mão dos seus sonhos.

Concluindo, só é livre financeiramente quem sabe o que é ser livre pessoalmente. Procure conhecer melhor sobre como é possível chegar ao próximo nível tanto sobre a relação com suas metas de vida quanto a forma que você se identifica como pessoa. Se você gostaria de saber como transformar o empreendedorismo numa ferramenta para alcançar outras vidas entre em contato comigo através das redes sociais ou deixe um comentário neste artigo. @paltaformadigitalfeminina.

Coluna Saúde da Mulher
Lidia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com 


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

SEGUROS- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

 

Top News