Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/11/2021 as 9:00pm

Página do Consulado-Geral do Brasil em Chicago

Concurso de redação o “Brasil pra mim” Como parte das comemorações do bicentenário da...

Concurso de redação o “Brasil pra mim”

Como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil em 2022, o Consulado-Geral do Brasil em Chicago preparou um presente para a criançada que vive nos dez estados da jurisdição do Consulado (North Dakota, South Dakota, Nebraska, Minnesota, Iowa, Illinois, Missouri, Wisconsin, Michigan e Indiana). O concurso de redação “o Brasil pra mim” vai premiar as quatro melhores redações nas categorias 9 a 12 anos e 13 a 15 anos. Além de terem suas redações publicadas na revista “O Canto do Mar” da Universidade de Wisconsin em Milwaukee, os vencedores receberão cestas de livros presenteadas pelas livrarias Livros for Kids (primeiro ao terceiro colocados) e Catavento (quarto colocado). Detalhes, regras de participação e orientações para a inscrição estão disponíveis no site do Consulado na aba do setor educacional: http://chicago.itamaraty.gov.br/pt-br/concurso_de_redacao.xml

A volta dos consulados itinerantes

O Consulado retomou a organização de consulados itinerantes, que permitem levar os serviços consulares a locais afastados da sede em Chicago. Depois de tomar as providências de renovação do equipamento e realização de ajustes nos sistemas, o primeiro itinerante ocorreu em Michigan, de 16 a 18/10. Em três dias de atendimentos agendados pela plataforma e-consular, foram realizados em torno de 150 serviços e trâmites, tais como solicitação de passaportes, registros de nascimento e casamento, procurações e atestados. O Cônsul-Geral aproveitou para reunir-se com líderes religiosos, grandes e pequenos empresários, e com grupo de mulheres empreendedoras, além de visitar a empresa que mais emprega brasileiros em Michigan. Já está confirmado o itinerante em Indianápolis, nos dias 6 e 7 de novembro, e o Consulado está trabalhando para realizar mais um até o final do ano, provavelmente em Minneapolis/St Paul. Para informações sobre os consulados itinerantes, acesse o site do Consulado em http://chicago.itamaraty.gov.br/pt-br/consulados_itinerantes.xml.

Consulado na Sua Casa: Lives e Podcasts

Diante do sucesso das lives mensais da série Consulado na Sua Casa, transmitidas pelo Canal do Consulado no YouTube (https://www.youtube.com/c/ConsuladoGeraldoBrasilemChicago), que têm debatido temas variados de interesse da comunidade brasileira, o Consulado lançou recentemente um Podcast com o mesmo nome que pode ser ouvido em diversas plataformas, como Anchor e Spotify, entre outras. O Podcast traz programas mais curtos e ágeis, entre 15 e 25 minutos, e tem tratado de temas como passaportes, registros no consulado, empreendedorismo, violência doméstica, português como língua de herança, trabalho voluntário e muito mais. Se você perdeu os últimos episódios, basta acessar o Podcast no seguinte endereço e ouvir: https://anchor.fm/cgbrasilchicago.

Para a agenda: lançamento dos estudos sobre Iowa, Wisconsin e Missouri

Anote na sua agenda: dia 13 de dezembro, às 12h (CT), serão lançados os estudos sobre Iowa, Wisconsin e Missouri da série Radiografia dos Estados do Meio Oeste dos Estados Unidos. Siga o Consulado nas redes sociais para o anúncio e as informações de como participar. O projeto é uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Chicago em parceria com a APEX-Brasil e a Amcham-Brasil. O objetivo é elaborar guias contendo informações úteis sobre a estrutura econômica, setores mais dinâmicos, infraestrutura, comércio, investimentos e ecossistema de inovação dos 10 estados do Meio Oeste dos EUA que integram a jurisdição do Consulado-Geral em Chicago. Com essa iniciativa, pretende-se lançar um olhar da perspectiva dos interesses brasileiros sobre os estados da região, ressaltando principais áreas com potencial de oferecer oportunidades de negócios e de parcerias para as empresas brasileiras. Confirma no seguinte link os estudos já disponíveis sobre Illinois, Indiana, Minnesota e Michigan: http://chicago.itamaraty.gov.br/pt-br/radiografia_estados_do_meio_oeste.xml.

Dicas importantes

E-Consular

Todos os serviços do Consulado são solicitados por meio do sistema e-consular (https://ec-chicago.itamaraty.gov.br/). Trata-se de um sistema de triagem prévia e agendamento automático de serviços consulares. Com o uso do sistema, o Consulado analisa previamente os formulários e fotos dos documentos necessários, enviando orientação para correção ou complementação da documentação. Quando tudo está correto, o Consulado valida o pedido e você consegue entrar no calendário e agendar sua visita ao Consulado, quando deverá trazer os documentos originais. Caso o serviço seja pelo correio, com o sinal verde do Consulado você têm certeza que se enviar os documentos validados pelo sistema terá seu serviço processado sem nenhum problema. O sistema está em operação desde abril de 2021 e reduziu os erros e viagens perdidas ao consulado, garantindo mais eficiência, segurança e rapidez no processamento dos serviço consulares. Leia nosso tutorial de como fazer a conta no e-consular para solicitar seus serviços: https://ec-chicago.itamaraty.gov.br/.

Alistamento, regularização e transferência de domicílio eleitoral

Não esqueça que já estamos a menos de um ano do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. Você pode fazer alistamento eleitoral, atualizar seus dados cadastrais e efetuar a transferência de domicílio eleitoral sem sair de casa, usando a ferramenta Título Net no site do TSE. O prazo é 4 de maio para poder participar das eleições do ano que vem. A ferramenta Título Net é de fácil operação: você precisa tirar uma selfie com documento de identidade e fazer upload dos documentos solicitados. Veja o passo a passo para uso do Título Net que o Consulado-Geral do Brasil em Chicago preparou para ajudar os eleitores na jurisdição: http://chicago.itamaraty.gov.br/pt-br/instrucoes_para_o_titulo_net.xml.

Além disso, você pode tirar dúvidas diretamente com a Zona eleitoral no Exterior pelo e-mail eleitor.exterior@tre-df.jus.br e, de segunda a sexta, das 12 às 18h (horário do Brasil) , pelo telephone +55 61 3048-1770 ou via WhatsApp +55 61 9 9293-9773.

Passaportes

As festas de fim de ano se aproximam. É hora de verificar se seu passaporte está em dia. Não deixe para a última hora e solicite seu novo passaporte com antecedência. Veja como solicitar passaporte pelo correio ou com entrega de documentos no Consulado mediante agendamento prévio. Em ambos os casos, os serviços são solicitados pelo e-consular. Mais informação aqui: http://chicago.itamaraty.gov.br/pt-br/passaportes.xml. Se persistirem dúvidas, envie um e-mail com sua pergunta para passaporte.chicago@itamaraty.gov.br.

Consulado nas redes

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: REVISTA – BRAZILIAN TIMES (PATTY PEIXOTO) –

Top News