Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/12/2021 as 3:00pm

Coluna Wendel Stein

A Maior lenda dos quadrinhos do Brasil Maurício de Sousa é o desenhista mais conhecido do...

A Maior lenda dos quadrinhos do Brasil

Maurício de Sousa é o desenhista mais conhecido do Brasil e o único a receber o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o Troféu Yellow Kid, em Lucca na Itália em 1971. O seu novo livro, Sou um Rio, lançado este ano pela Editora Nova Fronteira, mostra uma Maurício de Sousa pouco conhecido dos seus habituais leitores de quadrinhos.

É um livro infantil, com ilustrações de Mauro Takeda de Sousa, filho de Maurício que conta de forma poética e sensível a jornada de uma gota de água que se transforma em um rio em sua jornada rumo ao mar. Neste caminho encontramos reflexões, memórias do próprio escritor e uma forte mensagem ecológica. Uma leitura rápida mais profunda em significados e recordações.

Não há palavras suficientes para descrever a importância de Maurício de Sousa para o Brasil, ou mesmo para a cultura mundial. Várias gerações de crianças cresceram e foram alfabetizadas através dos quadrinhos publicados com as aventuras da Turma da Mônica, Horácio, Chico Bento, Bidu e Franjinha (seu primeiro personagem), apesar que a primeira figura criada por Maurício, mas nunca publicado, se chamava Capitão Picolé

O desenhista veio de uma família de contadores de histórias. Nasceu em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, interior de São Paulo. Anos depois se mudaria para Mogi das Cruzes onde criou seus primeiros personagens. Aos 19 anos foi jornalista policial na Folha da Manhã (hoje Folha de São Paulo). Em 1959 conseguiu vender e publicar suas primeiras histórias em formato de tirinhas nos jornais com as aventuras de Bidu e Franjinha, logo outros jornais começaram a também publicar as histórias, sendo o começo de um universo que hoje passa dos 400 personagens.

Depois de um longo período de sucesso com as tiras publicou em 1970 a sua primeira revista em quadrinhos o gibi da Mônica, e depois vieram outras publicações como Cebolinha, Cascão, Chico Bento passando por editoras como a Abril, a Globo e Panini. Hoje os produtos com a marca Maurício de Sousa estão em brinquedos, livros, músicas, Graphic Novel, materiais escolares, filmes e programas de televisão, um sucesso merecido. Apesar da idade, Mauricio continua coordenando sua equipe e produzindo. Quando há sessões de autógrafos (antes da pandemia), as filas para Maurício de Souza eram as maiores, um caso raro de reconhecimento de público e crítica.

Maurício de Souza e Wendell Stein

O livro Sou um Rio é uma gota de novidade e riqueza em um mercado editorial, também, tão maltratado devido a pandemia e a crise financeira brasileira. Que seja o primeiro de muitas outras obras nacionais. Viva a literatura brasileira.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Top News