Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/01/2022 as 3:00pm

Coluna Por ai com Denny Silva

Paquistão conclui exercício de emissão de cartões de identidade inteligentes para refugiados...

Paquistão conclui exercício de emissão de cartões de identidade inteligentes para refugiados afegãos

Este é um resumo do que foi dito pelo porta-voz do ACNUR Babar Baloch - a quem o texto citado pode ser atribuído - na coletiva de imprensa de hoje no Palácio das Nações, em Genebra

Genebra, 4 de janeiro de 2022 – A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) elogia o governo do Paquistão por sua campanha nacional para verificar e atualizar os dados de cerca de 1,4 milhão de refugiados afegãos registrados e para emitir carteiras de identidade inteligentes.

O ACNUR segue atuando no Afeganistão para salvar vidas e assegurar direitos. Doe agora mesmo e apoie os nossos esforços.

Após um projeto piloto curto, a campanha, apoiada pelo ACNUR, começou em 15 de abril de 2021 e terminou em 31 de dezembro de 2021. Foi o primeiro levantamento de dados em grande escala de refugiados no Paquistão nos últimos 10 anos.

De acordo com os resultados prévios, os dados de 1,25 milhão de refugiados afegãos foram atualizados e expandidos como resultado da campanha, oficialmente conhecida como exercício de renovação de documentação e verificação de informações (DRIVE, na sigla em inglês). Entre eles estavam 200 mil crianças de até cinco anos que foram registradas por seus pais refugiados.

Mais de 700 mil novos cartões de identidade inteligentes já foram emitidos até o momento. Os demais serão impressos e distribuídos no início de 2022.

Esses cartões, que serão válidos até 30 de junho de 2023, contêm dados biométricos e são tecnologicamente compatíveis com os sistemas usados no Paquistão para autenticar as identidades de nacionais.

Os novos cartões de identidade inteligentes são uma ferramenta de proteção essencial para pessoas refugiadas do Afeganistão, propiciando acesso mais rápido e seguro aos serviços de saúde, educação e bancários.

O DRIVE também oferece a oportunidade para refugiados afegãos sinalizarem quaisquer necessidades específicas de proteção ou vulnerabilidades. Informações mais detalhadas sobre os dados socioeconômicos de pessoas refugiadas permitirão uma assistência mais adequada no Paquistão e apoio no caso de refugiados decidirem voltar para casa, quando as condições permitirem.

Mais de 40 locais de verificação estavam funcionando em todo o Paquistão durante o exercício, enquanto vans de registro móveis facilitaram as verificações para refugiados afegãos que viviam em áreas remotas. Uma campanha de informação em massa também foi realizada para explicar aos refugiados afegãos sobre o propósito da campanha e como participar.

Medidas rígidas foram implementadas em todos os locais para mitigar os riscos de contaminação por COVID-19, intensificando a higienização, o distanciamento físico e o agendamento de um número definido de consultas por dia durante o exercício.

O DRIVE faz parte de um esforço mais amplo para ajudar e proteger pessoas refugiadas afegãs, inclusive por meio da plataforma de apoio para a Estratégia de Soluções para Refugiados Afegãos (SSAR). A plataforma de apoio foi lançada em 2019 para ajudar os países de acolhida de pessoas refugiadas, ao mesmo tempo que busca investir em áreas de retorno de ex-refugiados no Afeganistão.

 

Top News