Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/01/2022 as 4:30pm

Coluna Grupo Mulher Brasileira

Brasileiros continuam chegando. Itamaraty publica nova Cartilha O ano passado marcou um recorde...

Brasileiros continuam chegando. Itamaraty publica nova Cartilha

O ano passado marcou um recorde no número de brasileiros que tentaram atravessar a fronteira, estima-se o número em cerca de 45 mil, dobrando o número estimado para 2019, que também foi considerado um recorde. Em 2020, houve uma queda grande devido à pandemia, voos cancelados e algumas medidas do governo Trump que dificultavam a entrada dos brasileiros.

A avaliação é do Cônsul adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, durante Live com o Grupo Mulher Brasileira. A rota de chegada também mudou pois antes 80% dos brasileiros tentavam entrar pela fronteira com o Texas e agora a maioria tenta vir pelo Arizona, porque na área de El Paso tem muita vigilância e os coiotes tentam achar rotas menos vigiadas, mas que, infelizmente, as vezes são mais perigosas.

Um dos problemas enfrentados pelos brasileiros presos no último ano foi o tempo, alguns ficaram presos seis ou sete meses. Uma das razões para essa prisão prolongada é a exigência de teste PCR contra a COVID para entrar no Brasil. Felipe disse que a imigração não tinha estrutura para providenciar este teste no tempo que o governo brasileiro exigia, talvez agora melhore porque o Brasil está aceitando o este antígeno.

Ele confirmou que os coiotes pedem para as pessoas não procurarem o Consulado, o que dificulta o trabalho de assistência consular. Ele contou que uma vez foram a um presídio onde havia reclamações, mas somente duas mulheres se dispuseram a conversar com a equipe do Consulado.

Felipe ressaltou que Consulado quer garantir que os brasileiros sejam bem tratados, inclusive o Itamaraty publicou uma cartilha nova para orientar quem tenta vir. E explicou que o Consulado não tem poder de ajudar as pessoas a entrarem, essa é uma questão dos Estados Unidos na qual o Brasil não interfere. “O que nós fazemos é ver se os brasileiros que chegaram estão sendo bem tratados, ajudamos a localizar pessoas, nossa preocupação é garantir que se a pessoa for deportada, que seja deportada de maneira humana, temos tentando acabar com as algemas durante os voos”.

Para acessar a Cartilha de Orientação aos Brasileiros do Itamaraty, acesse o Portal Consular do Itamaraty.

Clínicas de Vacinação

Vacinamos mais de 100 pessoas em Stoughton no último dia 13. Este sábado vamos estar na igreja Santo Antônio em Everett, das 10 às 14 horas.

O Grupo Mulher Brasileira tem várias clínicas de vacinação marcadas para os próximos dias. No sábado, dia 22 de janeiro, a clínica será na Igreja Santo Antônio em Everett, das 10 às 14 horas. Na quinta-feria, dia 27 de janeiro, a vacinação ocorrerá na Escola Gardner Pilot em Allston. E no sábado, dia 29 de janeiro, a vacinação será na Igreja Santo Antônio, em Allston, das 10 às 14 horas.

Todas as vacinas serão oferecidas, sendo que para o reforço a recomendação é Pfizer ou Moderna. O reforço está sendo dado a partir dos 16 anos e a primeira dose a partir dos 5 anos. Lembrem-se que o CDC, o órgão norte-americano semelhante à ANVISA, não recomenda a vacina e o reforço da J&J. Tomem a Moderna ou a Pfizer.

A vacinação é aberta a todas as pessoas, é grátis, e não praia seguro de saúde ou documento de identidade. Para maiores informações, mande WhatsApp para 617-202-5775.

Eleições brasileiras

O Grupo Mulher Brasileira está ajudando pessoas que precisam transferir seu título de eleitor para votar em Massachusetts durante as eleições presidenciais de 2022. Podemos também ajudar com a atualização do seu CPF porque você ao pode atualizar seu CPF se estiver com seu título atualizado. Mande WhatsApp para 617-202-5775 para marcar horário.

Mais Zonas eleitorais

O Conselho de Cidadãos de Boston está circulando uma petição para pedir ao Tribunal Superior Eleitoral que abra mais zonas eleitorais na jurisdição do Consulado do Brasil em Boston durante as eleições presidenciais brasileiras do ano que vem. Em 2018 votaram  cerca de 18 mil brasileiros em cinco zonas. Estima-se que em 2022 muito mais brasileiros votem e somente uma zona eleitoral não vai comportar as necessidades da população. Acesse o link https://chng.it/LWWjrRXQFz para assinar a petição.

Estação Mulher

Não perca nosso programa de radio, o Estação Mulher, que vai ao ar todos os sábados, às 11 horas, pela radio do Brazilian Times. A enfermeira e ativista político-comunitária, radicada em Nova York, Myriam Marques, vai falar sobre os acontecimentos da semana no Brasil, sempre com uma perspectiva feminina! Coloque já na sua agenda! Todo sábado, às 11 horas, no Facebook do Brazilian Times e do Grupo Mulher Brasileira.

Top News