Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/05/2022 as 8:30am

Coluna Arilda Costa

Entrevista com Yara Maura Silva, Escritora de livros infantis educacionais com a Turma da...

Entrevista com Yara Maura Silva, Escritora de livros infantis educacionais com a Turma da Mônica: 
 
Nossa entrevista hoje é com a escritora Yara Maura.

A paulista Yara Maura Silva é conferencista, escritora, cronista, poeta, jornalista, desenhista, autora de livros, peças teatrais, letras de música e programas de TV.
É também autora de mais de 60 títulos de livros infantis com a Turma da Mônica, publicados no Brasil e no exterior, alcançando a soma de 18 milhões de exemplares.

Para esta entrevista Yara Maura, agraciada com o título de Embaixadora da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix” - Organização Internacional com sedes na Suiça e França, escreveu um texto sobre sua filosofia em relação a fronteiras:

MARCO ZERO
“Em qualquer cidade existe um marco zero. Um símbolo de que existe um sul, um norte, um leste e um oeste e suas variações a nossa espera.
Nosso livre arbítrio é colocado em cheque cada vez que passamos pelo marco zero. Podemos ficar ou partir.
Eu decidi partir.
Da cidade do interior para a capital e da capital de São Paulo para New York City.
E daqui, a dupla cidadania me projetou para os quatro cantos do mundo e a experiência de tantas fronteiras sem fronteiras me levou a definir minha pátria como o lugar onde estão as rodinhas da minha valise.
Eu sou do planeta Terra e ele inteirinho é o meu marco zero."

 Uma honra entrevistar para minha coluna a escritora que fez parte da infância de várias gerações no Brasil

Querida Yara Maura, é um grande prazer entrevista-la para minha coluna.

Considero este um privilégio duplo: Dar uma entrevista para o jornal Brazilian Times e ser entrevistada por você Arilda, que além de ser uma profissional admirável é também uma amiga incomparável;

Nos últimos meses estamos reunindo aqui Brasileiros de sucesso como você para saber sobre a aventura que os fez sair do País de origem para vir para os Estados Unidos.

O sucesso pessoal é relativo e geralmente é uma consequência de muitos fatores. Tive a sorte de nascer numa família de artistas e criadores e logo cedo descobri a minha vocação e comecei a atuar em diversas áreas ligadas a comunicação.

- Como foi para você esta mudança de país, foi uma coisa planejada ou aconteceu na sua vida?

Como escritora tenho a infinita liberdade de criar os meus textos em qualquer lugar do mundo e enviar para os editores do Brasil. Participando de Feiras internacionais de livros viajei por 4 continentes, mas quando decidi sair do Brasil, já havia escolhido New York como meu novo marco zero.

- Como você viveu este processo de adaptação?

Eu estava planejando com calma essa nova etapa da minha vida, que foi acelerada por uma série de episódios de violência e ameaças no Brasil.
O planejamento anterior foi útil para que eu me estabelecesse aqui com uma Empresa sólida.

- O que você mais gosta do lado profissional e pessoal morando em Nova York?

New York é o centro do mundo e daqui, como Vice Presidente Internacional da Empresa, pude efetuar com mais facilidade os contatos com editoras internacionais e o resultado foi a colocação em 5 continentes dos personagens da Turma da Mônica criados pelo meu irmão o cartunista Mauricio de Sousa.
Do ponto de vista pessoal aproveito tudo de melhor que acontece na ilha de Manhattan em termos de arte, cultura e liberdade de expressão. I Love New York! 

- Do Brasil, quais são as lembranças melhores?

Todas as que se possa imaginar:
- Pessoalmente: - Aproveitando cada etapa da infância, adolescência, juventude, rodeada de pessoas importantes na minha vida, passando pelo casamento e nascimento de filhos maravilhosos, sempre cercada de parentes e amigos inesquecíveis.
- Como escritora: - A imensa alegria de poder levar mensagens positivas e educacionais para as crianças através de meus livros em versinhos, letras de música e peças teatrais e participar de causas que vão de revistas em quadrinhos institucionais, livros em braile e livros com personagens que se tornaram símbolo da inclusão social.
- Como autora teatral: Ter criado texto e letras de música para a premiada peça “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta.” 

- Experiências inesquecíveis que você já viveu aqui nos EUA?

Ter sido convidada como conferencista pelas Universidades de Yale(CT), Columbia (NYC), Georgetown(DC), New York University (NYC), quando abracei a Causa “O Português como Língua de Herança com Enfoque na Criança” e receber do BEA -  Brazilian Endowment for the Arts a Medalha do Mérito “Biblioteca Machado de Assis”

Muito obrigada pela entrevista e desejo muito sucesso para você.

Foi um prazer poder manter este contato com você e os seus leitores e deixo aqui uma informação a todos que se interessarem em conhecer melhor a minha obra dedicada ao público mais importante do mundo: A criança.
Web page de Yara Maura: www.monicatoon.wordpress.com


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

WR Construtora- Venha conhecer o Iguaçu Nobre II em Ipatinga (MG). Condomínios de 2 quartos com suíte. Excelente localização. Parcelas à partir de $150 reais semanais. Vendas por WhatsApp: +55-9648-6767.

Top News