Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/06/2022 as 2:30pm

Coluna Ser Voluntário

Coluna Ser Voluntário

A generosidade do voluntariado

Uma grande alegria poder falar de tema tão importante para a responsabilidade social latino-americana. O voluntariado, que parece um tema tão menor do que tantos outros, mas é o tema que escolhi para ser um especialista e um defensor por toda importância que ele carrega.

Em primeiro lugar é o tema que sem aparecer com este nome é o mais antigo dentro da questão da responsabilidade social, quando ainda pouco se falava em empresas comprometidas com o progresso social das localidades e do seu entorno, o voluntariado já estava ali como uma ferramenta de engajamento da sociedade, em festas para a comunidade, apoios em eventos específicos e outras ações, como a distribuição de alimentos e roupas em tragédias ou tempos de frio.

Na constituição de toda organização social, o voluntariado está presente, na história conhecida do mundo o voluntariado estava lá, na forma de ajuda e apoio aos que mais precisavam. No cerne do escotismo o voluntariado está lá.

O voluntariado está ligado as nossas vidas e agora na história mais recente, o voluntariado deixa de ser um acessório e passa a ser protagonista, como uma ferramenta de construção de laços, de aprendizagem, de ensino e começa a mostrar todo seu potencial.

Estamos distantes ainda de uma valoração real de tudo o que o voluntariado pode fazer por nossa sociedade, mas tenho certeza de que temos muito a explorar dele ainda.

O voluntariado para as organizações sociais, além de ser parte de suas entranhas, pois está ligado a elas desde sua fundação, tem um valor ainda inexplorado, como fonte de geração de recursos, de marketing, de apoio à gestão, de aumento de atendimento, desde que tenha uma gestão capacitada para aumentar a produtividade e melhorar a capacitação, acolhimento, valorização, reconhecimento e profissionalismo.

O VOLUNTARIADO deve ser encarado como uma ferramenta de crescimento social, além de pessoal e profissional. No voluntariado o profissional adquire habilidades que de outra forma seria muito difícil conseguir. As áreas de recursos humanos e gerência de gente ainda não descobriram esta ferramenta barata, humana e grandiosa, quando o fizerem teremos uma nova revolução do ser humano, pois não passaremos a ser treinados, mas passaremos a gerar valor para a sociedade e como consequência teremos agregado conhecimento a nossas carreiras. Conhecimentos estes que toda empresa, não importa seu tamanho pede para que seus colaboradores os tenham, mas não dão caminhos para que os consigam.

O voluntariado é uma grande porta para o futuro, de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais engajada em cuidar do mundo para que todos tenhamos uma chance de provar que na essência o ser humano é bom, só precisa ser estimulado para que este lado prevaleça.

O voluntariado é um gerador de riquezas natural, que só precisa ser melhor explorado e aproveitado em toda sua potencialidade.

Fonte: Por Roberto Ravagnani

Top News