Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/06/2022 as 10:30am

Coluna Ser Voluntário

Coluna Ser Voluntário

Alma voluntária

Neste título não tem nada de religioso, até poderia, mas não tem, pois o voluntariado é muito plural e quase incapaz na sua essência de discriminar ou privilegiar uma ou outra religião, raça, gênero, ou qualquer outro que nos separe naturalmente em “castas”.

Mas o título tem muito da essência do voluntariado, ninguém consegue por muito tempo ser algo que realmente não é, ser voluntário é um estado de espírito, é algo que vem de dentro, da sua essência, nativa.

Mas com esta afirmação, eu coloco em risco muito do que já escrevi, sobre aprender a ser voluntário, praticar para se descobrir voluntário, mas aqui cabe um complemento, pois sim todos nós temos em nossa essência o “dom” de sermos voluntários, da mesma forma que temos a verve de sermos bons, mas o que dita nossos traços é a criação, convivência, educação, entre outros que aqui não nos cabe elaborar.

Da mesma forma é o voluntariado, se vivemos desde a mais tenra idade em grupos sociais onde a ajuda mútua, o apoio, a preocupação com o próximo, o desapego material, está presente de forma rotineira, certamente este será um adulto engajado naturalmente, mas se for o contrário, este adulto deverá ser lembrado de sua essência de alguma forma, através de literatura, participações, treinamentos entre outros, para poder extrair este dom novamente.

O voluntariado então está em nossas entranhas e quando o descobrimos ou redescobrimos, passamos a praticá-lo não somente em momentos específicos, mas teremos atitudes cotidianas voltadas para esta preocupação, a todo momento veremos oportunidades de exercemos esse papel que faz parte de nosso DNA, portanto viveremos em uma sociedade mais harmônica, justa e segura.

Uma teoria linda, mas ainda não aplicável, pois temos cerca de 87% da população que ainda não descobriu este “dom”, portanto há um árduo trabalho a ser feito principalmente junto as crianças para que isto possa se refletir em um futuro próximo, mas não tão distante.

Ensinar as crianças para que não tenhamos que castigar os adultos (Pitágoras 500 AC), está difícil de aprender, pois esta frase dita 500 anos antes de Cristo ainda é atual, entre tantos outros ensinamentos que temos de nossos antecessores famosos ou nem tanto, que temos que colocar em prática, para termos um presente e um futuro melhor. O voluntariado certamente está entre um desses aprendizados.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Por Roberto Ravagnani

Top News