Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/06/2022 as 2:30pm

Coluna Wendel Stein

Coluna Wendel Stein

Ser escritor e ser brasileiro

 Esta semana estava lendo um livro de pouca tiragem, lançado em poucas livrarias do Brasil, As Cartas De Tolkien. A leitura me fez viajar por lugares e costumes muito diferentes daqueles que encaramos no mundo literário tupiniquim.

J.R.R. Tolkien foi um gênio da literatura, autor de diversos livros, novelas e contos. Criou línguas novas, como o élfico e um mundo geográfico e histórico completamente real.

Naquela época onde a internet era tão ficção científica como uma obra de Julio Verne, as cartas eram os únicos meios de correspondência entre escritores. O livro As Cartas de Tolkien apresenta isso, as missivas que o autor trocava com amigos, editores, professores e escritores durante a criação de suas principais obras. Com a leitura acompanhamos de perto como funcionou o processo criativo e de finalização de clássicos como O Senhor dos Anéis.

Em outros países, por mais instruído que possa ser o escritor, as obras sempre passam por mais do que uma revisão ortográfica e gramatical. Os editores são prestativos e pacientes, as críticas e sugestões enriquecem e por vezes direcionam o resultado do produto. As ponderações do autor quase sempre são atendidas pelas grandes editoras. Graças a isso o produto final é da mais alta qualidade, seja gramatical seja impressa.

No Brasil o caminho do escritor é tão árduo como andar nas pedras. As editoras não atendem a demanda de novos escritores, os agentes literários são escassos e caros como diamante. Quanto encontramos um editor/agente nacional, seu custo é elevado e tem que pagá-lo para que ele tentar encontrar uma editora. Em caso de o autor ter a coragem de enfrentar sozinho a publicação, ainda precisa implorar para conseguir patrocínios de empresas para reduzir um pouco o custo da impressão.

 Já no ponto de venda, para a distribuição tudo tem que ser consignado e por mais páginas e conteúdo que tenha, se o livro custar mais do trinta reais, se não for de um autor famoso, não se vende.

É possível contar nos dedos da mão esquerda quantos autores de ficção sobrevivem disso no Brasil, Paulo Coelho, André Vianco, quem mais?

A literatura é instrumento crucial para a construção da identidade de uma nação. E o Brasil precisa despertar para esta necessidade, para que no futuro, ainda possam existir livros e escritores brasileiros.

Wendell Stein é jornalista, escritor e colunista do Brazilian Times.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News