Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/06/2022 as 8:30am

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Liberdade Financeira - Gerando Oportunidades Para Mulheres Empreendedoras

Estima-se que nós mulheres representamos 49.58% da população mundial, o que significa que somos responsáveis por gerar $1.9 trilhões de receita. Como é possível, como empreendedoras, gerar oportunidades para que outras mulheres possam também alcançar a liberdade financeira? Esse é o nosso tema de hoje no Em Volta da Mesa.

Mulheres que são donas do próprio negócio, são responsáveis por empregar mais de 9.4 milhões de trabalhadores diretamente. Somente nos Estados Unidos representamos 42% das empresas enquanto na america latina e no Caribe cerca de 50% dos negócios são administrados por mulheres. Sem contar com o mercado informal, quando não existe um registro oficial tanto do número de mulheres que estão empreendendo quanto a renda que essas empresas geram no mercado.

Esses dados nos ajudam a entender o que representa que nós mulheres estamos impactando  a economia global e proporcionando oportunidades de emprego para centenas de milhares de pessoas. Mesmo assim, ainda estamos muito longe de poder garantir o direito à liberdade financeira para a grande maioria das mulheres que sonham em poder viver do seu próprio negócio. Então a primeira pergunta que eu te ofereço para levar para sua próxima conversa em volta da mesa é, como podemos nos unir para que possamos colaborar com a liberdade financeira de outras mulheres.

Para que isso seja possível, creio que primeiro precisamos entender o que é liberdade financeira. Ser livre é poder fazer escolhas pois sabemos calcular os riscos e as consequências e por isso temos poder de tomada de decisões. Para exemplificar de forma simples vamos pensar em um plano de viagem. Um belo dia, você tem o desejo de fazer a viagem dos seus sonhos. Você se imagina curtindo o local e vivenciando experiências incríveis que vão deixar marcas na memória para sempre. Então sabendo qual é o seu destino você começa a pensar em alguns passos para que sua viagem possa ser possível. Neste caso o plano de viagem começa a tomar forma.

Alguns dias depois você já está com quase tudo acertado para o grande dia e fica dependendo apenas de alguns detalhes para poder viajar. Ao chegar no seu destino, você aproveita o máximo do roteiro sem se preocupar com faturas e despesas, pois seu único foco é realizar o seu grande sonho. No entanto, quem não alcançou a liberdade financeira, infelizmente não tem a mesma oportunidade de “curtir” ao máximo a “viagem dos sonhos'', justamente por falta de recursos que podemos chamar aqui de "escassez". A escassez é o oposto da liberdade. Quando não se tem acesso a fonte tanto financeira quanto de conhecimento não é possível vivenciar o que somente pessoas livres têm acesso.  Para entender melhor vamos pensar no oposto do exemplo citado acima.

Você deseja fazer a viagem dos seus sonhos, mas sabe que a lista de compromissos financeiros não lhe permite. Se a sua renda atual não cobre nem mesmo as despesas do mês, como encontrar uma sobrinha para começar a sonhar com a possibilidade de viajar? Mesmo no caso de pessoas que fazem o maior sacrifício para economizar o pouco que sobra para viajar, não consegue exatamente aproveitar com tanta liberdade pois sabe que o recurso é limitado. Que fique claro que não é o valor que você tem para gastar que determina a satisfação garantida, mas quanto mais livre você é em todos os sentidos, mais chances você tem de aproveitar tudo que a liberdade proporciona.

Para aumentar a sua compreensão, pense por um momento na viagem dos seus sonhos. Sabendo que você não teria que se preocupar tanto com os gastos ou com o tempo que você disponibilizaria durante a viagem, imagine o meio de transporte para chegar no seu destino sonhado. Agora pense nas sensações de estar aproveitando cada instante como se não houvesse amanhã. É como entrar em um veleiro que possui um piloto automático que sabe exatamente, não só o seu destino mas também como eliminar todos os possíveis obstáculos do percurso. Você só precisa contemplar a brisa e o sol enquanto observa todo o mar a sua volta.

A Liberdade do Empreendedorismo

Falamos sobre liberdade de poder viajar para qualquer destino sem preocupação alguma, mas e quanto a realidade dos desafios para mulheres que empreendem? Você já pensou em qual destino você pretende chegar com a sua empresa? Quantas pessoas você deseja alcançar e quantas vidas transformar através do seu propósito de vida?

O empreendedorismo é um desafio constante mas uma das formas mais satisfatórias para realizar objetivos tanto financeiros quanto pessoais. Assim como um veleiro, quem empreende sabe que existe: o vento, as ondas, as tempestades, a correnteza além dos rochedos e outros perigos. Mas quando você tem o foco nos sentimentos que só experimenta quando vencer cada desafio entende que vale a pena seguir em frente e não desistir. A realização para você empreendedora pode estar em colocar em prática aquele projeto, mesmo que exija vários sacrifícios.

A liberdade financeira para a empreendedora só é possível quando você recebe orientação e apoio para seguir aprendendo tudo que for necessário para vencer. Poder ter com quem contar é fundamental, já que é muito comum se sentir sozinha pois no início de todo projeto quase tudo depende da sua forma de agir e executar as tarefas.

Como imigrantes sabemos o quanto nos custou chegar até aqui e poder realizar o sonho de empreender pode ser ainda mais desafiador, mas quem mais pode acreditar nos nossos sonhos do que nós mesmas.

Na próxima semana vamos continuar falando sobre esse assunto para que possamos aprender juntas como fortalecer e mudar a nossa condição atual para alcançarmos nossos objetivos e ainda poder ser um canal de transformação para várias outras mulheres que também sonham com a liberdade financeira. Até lá!

Coluna Saúde da Mulher

Lídia Ferreira

www.plataformadigitalfeminina.com



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

 

Top News