Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/07/2022 as 2:30pm

Coluna Vanilsa Oliveira

Coluna Vanilsa Oliveira

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO ÂMBITO PROFISSIONAL

Um tema que vem se destacando nos últimos tempos, é a inteligência emocional, em colunas anteriores destaquei alguns pontos sobre esse assunto, mas ele é muito vasto, a “Inteligência emocional” surgiu nos anos de 1960 pelo psicólogo Daniel Goleman, o termo Inteligência Emocional nunca teve tanta relevância como está tendo neste atual cenário em que vivemos.

VIDA FAKE:

As “falsas verdades” das redes sociais tem assombrado a vida de muitas pessoas que vivem uma realidade difícil, muito diferente daquelas postagens de momentos felizes, que por vezes até parecem uma “vida de sonho”. Na verdade sabemos que a vida real contempla os dois cenário, os momentos bons e também momentos de muitos desafios. Infelizmente a  falsa ideia de felicidade exposta nas redes impacta diretamente na vida pessoal e profissional das pessoas. A inteligência emocional vem para nos ensinar como lidar com os sentimentos, e promover crescimento em nossa vida.

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL:

Ter inteligência emocional é saber administrar todos os seus sentimentos, de uma forma onde sua conduta favoreça o seu desempenho, capaz de desenvolver competências sociais que elevam o seu patamar no mercado de trabalho, como por exemplo: assertividade, comunicação, relacionamento Interpessoal, espírito de equipe, colaboração, gestão do tempo, liderança, persuasão, resiliência, criatividade, pensamento crítico, visão estratégica, positividade, resolução de problemas, empatia, proatividade e adaptabilidade.

CIÊNCIA E ESTUDO

 A ciência tem colaborado muito com bibliografias a exemplo de  Goleman, que cita estes 5 pilares que favorecem o exercício da inteligência emocional:

  • Autopercepção: para analisar as emoções e as ações que são feitas em resposta aos estímulos sociais e profissionais;
  • Autorregulação: como capacidade de controlar as próprias emoções, seu estado de espírito e bom humor;
  • Motivação: como habilidade de motivar a si mesmo a conseguir realizar o necessário para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias;
  • Empatia: para aprender a se colocar no lugar do outro, de reconhecer suas emoções e entender seu comportamento;
  • Aptidões Sociais: para ter boas relações, guiando as emoções dos outros, além de ter a capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

 ESCOLHA

Tudo na vida é uma questão de escolha. É você quem decide como deve administrar as suas emoções, suas necessidades e anseios. Para isso, é preciso mergulhar no processo de autorreflexão, conhecer mais a si mesmo e buscar melhorias que almeja em sua vida.

“Crescimento profissional é a soma da disciplina com inteligência emocional.” Nelio Wanderley

Pense nisso e faça por você!

Seguimos à disposição em  nossas redes sociais.

www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial 
https://www.instagram.com/vanilsasilvano 
https://www.linkedin.com/in/vanilsasilvano 

Top News